Polícia

Quadrilha formada por foragidos dá 3 tiros em idoso durante assalto

Bando que agia de forma violenta era formado por foragidos do sistema prisional e um deles é procurado pela polícia

Policiais dos Setores de Investigação do 1º e do 4º Distrito Policial, coordenados pelos delegados Clayton Ellwagner e Fernando Olegário, conseguiram prender, nas primeiras horas da madrugada de ontem, quatro pessoas envolvidas no assalto à residência de um idoso no bairro dos Estados, na zona Norte da Capital. Conforme o titular do 1º DP, delegado Clayton Ellwagner, a ação, que resultou na prisão de Adriana Alves Gomes Amorim, Rafael Rodrigues, Francisco Almeida da Costa Neto e Sebastião Frank Santos, vulgo “Careca”, ocorreu horas após o crime. Todos os integrantes do grupo são foragidos do sistema penitenciário. Um está sendo procurado: Wax Nunes Lima.

Em coletiva de imprensa, os delegados que elucidaram o caso e a delegada-geral Edinéia dos Santos explicaram como as diligências chegaram aos autores do crime. “O crime aconteceu por volta das 19h e, desde então, iniciamos as investigações. À 1h da madrugada desta terça-feira, os quatro já estavam presos”, frisou Olegário. Os policiais contaram com informações de colaboradores e acionaram a Polícia Militar, que contribuiu para fechar o cerco ao carro em que os infratores estavam.

A quadrilha tinha suporte de Adriana Amorim, que é pensionista e alugou três casas em bairros distintos na zona Oeste para abrigar o bando. “Para que eles não ficassem nos mesmos lugares, as casas eram alugadas. Dentro de cada imóvel tinha geladeira, fogão, cama e ventilador, o básico para viver”, acrescentou o delegado do 1º DP.

Eles faziam uso de um carro Golf, ano 2011, para realizar os crimes. “Inclusive, nos últimos dias, para não terem a chance de serem pegos em flagrante, estavam dormindo dentro do veículo em estacionamentos de supermercados e de hospitais. A Adriana e uma comparsa se deslocavam até eles para levar comida e roupas limpas. Elas também faziam todas as compras e abasteciam as geladeiras de comida e cerveja. Tudo para que eles não ficassem se expondo a ambientes públicos. Em troca, Adriana recebia presentes e pagamentos em dinheiro”, ressaltou Olegário.

VIOLÊNCIA – Para a delegada-geral, a resposta da polícia em tempo hábil foi de fundamental importância. “No assalto a uma residência, no bairro dos Estados, com extremo uso de violência e arma de fogo, infelizmente alvejaram a vítima com três disparos. Ele está internado em estado grave no hospital e estamos torcendo para que sobreviva. Com o esforço da nossa equipe, conseguimos, em menos de 24 horas, colocar a mão nos autores desse assalto violento. Com a identificação dessa quadrilha, nós conseguimos resolver uma média de seis outros assaltos ocorridos recentemente”, destacou Edinéia dos Santos.

Com eles, as equipes recolheram celulares, revólver, drogas, balança de precisão e uma quantia em dinheiro que ainda está sendo apurada. Ao serem questionados sobre o responsável pelo disparo que atingiu o idoso, todos os indivíduos negaram o fato. “A gente sentiu necessidade de divulgar para a sociedade que a Polícia Civil vem trabalhando de forma silenciosa, como tem que ser, e ininterrupta. Não temos sossegado, porque Boa Vista cresceu e esse crescimento trouxe, a reboque, um elevado número de crimes”, disse Edinéia dos Santos.

FORAGIDO – A polícia também divulgou a foto do foragido da Pamc e integrante da quadrilha, Wax Nunes Lima. “É um dos mais violentos. Falo de extrema violência pelo fato de terem sequestrado um casal, levaram-no para o anel viário e passaram por cima das pernas de uma das vítimas. Também me refiro ao fato de terem alvejado um idoso com três disparos sem necessidade alguma. São pessoas que não têm medo de nada”, destacou.

OUTROS CASOS – Minutos depois que a polícia tomou conhecimento do assalto no bairro dos Estados, outro assalto a uma locadora, localizada na rua José Aleixo, esquina com a avenida Nossa Senhora de Nazaré, foi registrado, no Asa Branca. O proprietário da locadora foi alvejado no pescoço e continua com a bala na região, no HGR. O crime foi praticado por bandidos em uma motocicleta. O montante roubado não foi informado à imprensa.

No terceiro caso, ocorrido também no bairro Asa Branca, a vítima, que não teve a identidade revelada, levou uma facada no pescoço e teve sua motocicleta furtada. A mulher também está internada no HGR.

Uma farmácia localizada na avenida Venezuela, bairro Jardim Floresta, também foi alvo da ação dos bandidos, que fizeram os funcionários reféns e levaram uma quantia em dinheiro que não foi divulgada. Ninguém ficou ferido em estado grave. (J.B)