Política

Situação migratória será discutida em audiência pública

A ação ocorrerá na próxima terça-feira, no plenarinho da Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) aprovou na sessão desta quarta-feira, 31, o requerimento de autoria do deputado Evangelista Siqueira (PT) que pede a realização de audiência pública para tratar da atual situação da migração de venezuelanos para o estado de Roraima.

A ação deverá ocorrer na próxima terça-feira, 09 de setembro, no Plenarinho Valério Magalhães, a partir das 9 horas. Estima-se que 25 mil venezuelanos ingressaram no País nos últimos seis meses, ultrapassando a fronteira de Pacaraima. Todos os dias, pelo menos 500 venezuelanos formalizam a entrada no Brasil por meio da Polícia Federal.

“Vamos ouvir representantes do Governo do Estado quanto as ações que estão sendo desencadeadas para solucionar ou minimizar a questão da migração de povos da Venezuela para Roraima, dada a crise econômica e política que o País vizinho está enfrentando, como também outros órgãos públicos, a exemplo da Polícia Federal, Ministério Público”, explicou o autor do requerimento.

Para Siqueira, o Estado de Roraima precisa se sensibilizar quanto à problemática, uma vez que inevitável o ingresso de venezuelanos em busca de melhores condições de vida, emprego e dignidade humana.

“Essas pessoas não podem ser simplesmente devolvidas ou expulsas do Brasil. Precisamos adotar medidas de humanização para que a questão não fuja ao controle”, disse.

O deputado complementou ressaltando que o Governo do Estado está realizando levantamento situacional para decretar situação de emergência em Pacaraima, para facilitar o atendimento aos venezuelanos que estão vivendo em condições subumanas.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Deputado Evangelista Siqueira.