Política

Michel Temer é empossado como novo presidente

A cerimônia durou cerca de 10 minutos no plenário do Senado

Tomou posse na tarde desta quarta-feira, 31, o novo presidente da República, Michel Temer. A solenidade, que durou cerca de 10 minutos, ocorreu no plenário do Senado. Em seu juramento, Temer se comprometeu a defender e cumprir os preceitos estabelecidos nas Constituição, garantindo assim a integridade e independência do Brasil.

“Agora nós inauguramos uma nova fase em que nós temos um horizonte de dois anos e quatro meses. E espera-se que nesses dois anos e quatro meses nós façamos aquilo que temos alardeado, ou seja, colocar o Brasil nos trilhos”, disse em seu primeiro discurso como presidente.

A solenidade contou com a presença do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), dos deputados Beto Mansur (PRB-SP), Mara Gabrilli (PSDB-SP) e Waldir Maranhão (PP-MA), e do senador Romero Jucá (PMDB-RR).

Durante a cerimônia, o hino nacional foi executado pela banda dos fuzileiros navais. O novo presidente foi cumprimentado novamente ao atravessar o plenário do Senado na saída.

 

CASSAÇÃO DE DILMA ROUSSEFF

Após longos dias de discussão, o Senado Federal realizou no início da tarde a votado do pedido de impeachment da agora ex-presidente Dilma Rousseff. A sessão foi presidida pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandolski.

Acusada pelo crime de responsabilidade, a petista foi destituída do cargo por 61 votos contra 20. Os senadores também votaram o pedido de inabilitação para exercício de cargo público, que obteve placar de 42 a favor, 36 contra e 03 abstenções. O pedido precisava obter no mínimo 54 votos.