Para endireitar os dentes não há outro jeito, aparelho fixo neles. Apesar de a tecnologia trazer opções mais discretas e quase invisíveis, os modelos tradicionais ainda são mais acessíveis e procurados pela maioria das pessoas. Mas como será que os braquetes e fios funcionam? O cirurgião-dentista João Batista, especialista em ortodontia e ortopédica facial, explica o funcionamento dos aparelhos ortodônticos e a reação do organismo para que tudo fique no seu devido lugar.
Segundo ele, o ortodontista inicia seu tratamento para estabelecer a oclusão dentária, que é o perfeito engrenamento dos dentes superiores e inferiores.
“O aparelho busca a correta mastigação e consequentemente a adequada nutrição e saúde bucal. Com isso, evitam-se inúmeros problemas, entre eles de respiração, deglutição, fala e articulação temporomandibular, por exemplo”, explicou o especialista.
Conforme Batista, os aparelhos podem ser divididos em dois grupos: o fixo e o removível.
“Os aparelhos fixos são unidos por meio de uma substância adesiva, ou cimento. São compostos por braquetes metálicos, plásticos ou cerâmicos, tubos e anéis que suportam o arco metálico responsável pela movimentação dentária. Já os aparelhos removíveis se encaixam na boca, podem ser retirados pelo paciente ou pelo ortondotista”, relatou.
Outra indicação para quem faz tratamento ortodôntico é visitar seu dentista pelo menos uma vez ao mês ou em períodos determinados por ele. Não encare isso com dificuldade, mas pense que você está dando valor à sua saúde e ao seu bem-estar. Essas consultas são essenciais para que o profissional verifique como seu tratamento está se desenvolvendo e pode te ajudar com qualquer dúvida ou problemas, como um fio quebrado.
Agora que você já conhece melhor sobre cada tipo de aparelho, é hora de conversar com seu dentista para entender qual se encaixa melhor no seu tratamento e, claro, na sua arcada dentária. Afinal, independente do tipo escolhido, o importante é realizar o tratamento de forma adequada, com consultas periódicas ao dentista e uma completa higienização, incluindo sempre o aparelho nessa limpeza. As escovas interdentais são ótimas opções para quem usa aparelho. Consulte seu dentista para mais informações!
Escovas Interdentais
Alcance total, eficaz e suave: As escovas interdentais limpam os espaços críticos entre os dentes e gengivas de forma efetiva e sem machucar. Mesmo os espaços interdentais muito pequenos e fechados são acessados sem risco de lesões graças ao fio de aço que é muito fino, porém resistente e aos seus filamentos ultrafinos e macios, os movimentos de limpeza necessários podem ser executados com perfeição: para dentro, para fora.