Política

Maioria dos roraimenses foi favorável ao Impeachment de Dilma

A presidente afastada teve o mandato cassada no início da tarde de ontem

Em enquete iniciada às 07h55 do dia 22 de agosto, a FolhaWeb perguntou aos internautas roraimenses se eles eram a favor ou contra o afastamento definitivo de Dilma Rousseff (PT) do cargo de presidente da república.

Ao todo, 1.428 internautas participaram da enquente, que teve término às 17 horas desta quarta-feira, 31 de agosto.

Deste quantitativo, 65% se posicionaram a favor do impechment da petista, totalizando 924 votos. Já 35% dos votantes afirmaram ser contrários ao afastamento de Dilma, o que representa 504 dos votos computados.

Ontem, o plenário do Senado Federal aprovou, por 61 votos a 20, o impeachment da presidente afastada. A sessão foi presidida pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandolski.

Os senadores também votaram a inabilitação da agora ex-presidente para exercício de cargo público, por período de oito anos. A votação obteve placar de 42 a favor, 36 contra e 03 abstenções. Para ser validado, o pedido precisava obter no mínimo 54 votos.

Ainda na tarde do dia 31, houve a posse de Michel Temer (PMDB), que até então estava no cargo de forma interina. A solenidade ocorreu no plenário do Senado e durou cerca de 10 minutos.

Temer assume o cargo aos 75 anos, sendo considerado o presidente mais velho que o País já teve. O Peemedebista é também o terceiro vice-presidente a assumir o posto principal desde a redemocratização. Anterior a ele, vieram José Sarney, que assumiu após a morte de Tancredo Neves, e Itamar Franco, ocupando a vaga deixada por Fernando Collor.

 

SOBRE A ENQUETE

As enquetes são publicadas a cada 15 dias, na página inicial da FolhaWeb. O internauta poderá votar apenas uma única vez. Não há necessidade de fazer cadastro, ou seja, a pergunta poderá ser acessada tanto por assinantes quanto por não assinantes.

 

PRÓXIMA ENQUETE

Para a próxima enquete, os internautas responderão o seguinte questionamento: “Você acredita que o Brasil vai melhorar com o novo Governo?”

A pergunta será disponibilizada para votação nesta quinta-feira, 01º.