Esporte

Roraima estreia hoje na maior competição de Futebol de Mesa

Marlon chegou a Londrina na quinta-feira e disse estar confiante de passar para a segunda fase da Copa do Brasil e ficar entre os 16 melhores botonistas do Brasil

O botonista Marlon Souto Maior vai representar Roraima na Copa Brasil de Futebol de Mesa, categoria Adulto, evento que reúne os melhores praticantes da modalidade do Brasil neste sábado e domingo, em Londrina, Paraná. Esta é a primeira vez que o servidor público municipal participa da competição.

Por telefone, de Londrina, o botonista Marlon disse estar confiante de passar para a segunda fase da Copa do Brasil e ficar entre os 16 melhores botonistas do Brasil. Na tarde de ontem, o atleta fez o reconhecimento do aglomerado das mesas, da mesma forma que os jogadores de futebol fazem os reconhecimento do gramado.

 Ele explicou que a competição é disputada por 32 atletas botonista divididos em quatro grupos de oito atletas. Ele está no Grupo A, e vai disputar quatro vagas para a segunda fase com feras de renome como os paulistas Cléo Júnior e Ton, dos paranaenses Victor e Lucas Jaka e do cearense Rafael Moreira.

Neste sábado, primeiro dia de competição, os botonistas jogam entre si em seus respectivos grupos e se classificam os quatro melhores colocados de cada grupo para a Série Ouro e os outros quatro disputam a Série Prata.Os jogos da séries Ouro e Prata são disputados no domingo.

“Neste segundo dia de disputas são todos contra todos, nas duas séries, com 15 jogos para cada botonista e é muito desgastante fisicamente com média de oito horas jogando em pé ao redor da mesa”, explicou. “No final é declarado campeão quem fez mais pontos é campeão” frisou.

Marlon joga oficialmente há oito anos é o segundo melhor botonista em atividade no Amazonas, estado considerado o maior polo da região Norte na prática desta modalidade. Em 2012, ao passar em um concurso público, mudou-se para Roraima e resolveu competir nos eventos esportivos representando o estado. Ele conta com apoio da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec).