Com o intuito de garantir a transparência em suas ações e aprimorar o controle social, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) disponibilizou os relatórios de gerenciamento de todos os seus contratos nas áreas de construção, manutenção e operações rodoviárias.
Conforme o Dnit, os valores investidos em obras de implantação ou pavimentação nas rodovias federais de Roraima chegam a R$ 249.677.000,00. A previsão, segundo o órgão, é que ainda este ano inicie a pavimentação da rodovia BR-432, desde Novo Paraíso até a Vila Félix Pinto, na região Centro-Sul do Estado. A autarquia informou que os valores investidos em obras de restauração diretas do Dnit somam R$ 352.154.100,00.
A previsão é que os trabalhos nas BR-174, no segmento Pedra Pintada, no Município de Pacaraima, que dá acesso à Venezuela, Norte do Estado, e a BR-401, de Boa Vista a Bonfim (Ponte Internacional), que dá acesso à Guiana, a Leste, iniciem ainda no mês de outubro de 2016.
Atualmente cinco rodovias federais em Roraima estão recebendo serviços de conservação do Dnit, com investimentos de R$ 83.594.615,02. São elas: BR-174 Boa Vista (km 505,10) até a RR-400 (Acesso Pedra Pintada) (Km 631,50); BR-401, no Entroncamento em Normandia (Km 185,00); BR-431, no Entroncamento (Vila Jundiá) a Rio Jauaperi; BR-432, no Entroncamento; BR-174/210/RR (Km 0,00) na Vila Santa Rita e Vila Santa Rita (Km 140,80), no Entroncamento; BR-433, no Entroncamento BR-401/RR (Km 0,00 até Km 87,00); e Entroncamento BR-174/RR (Km 191,00).
TRANSPARÊNCIA – Por meio destes relatórios, atualizados periodicamente, os cidadãos poderão acompanhar o andamento de obras executadas pela autarquia em todo o País, incluindo a quilometragem inicial e final do empreendimento, data de início e término do contrato e o tipo de ação em desenvolvimento, entre outras informações.
O superintendente do DNIT em Roraima, Pedro Christ, destacou a importância de compartilhar com a sociedade as iniciativas do órgão. “O relatório gerencial é uma ferramenta muito importante para que o administrador tenha uma informação geral sobre as obras e serviços que estão sendo realizados nas rodovias federais. Além disso, permite ao administrador visualizar os segmentos de rodovias que necessitam intervenção”, disse.
Ele lembrou que o Estado está saindo de um período de chuvas, onde muitos sérvios ficam paralisados. “Exceto questões emergenciais. Ainda no mês de setembro de 2016, reiniciaremos vários serviços que não podiam ser bem executados em período de chuvas”, afirmou.
“Existem ainda alguns segmentos de rodovias descobertos, isto é, sem contratos, mas estamos trabalhando para que todas as rodovias federais do Estado de Roraima tenham pelo menos um contrato de conservação e manutenção vigente”, complementou o superintendente.
O Atlas de Manutenção apresentou, em mapas detalhados, os tipos de contratos existentes nas rodovias, como restauração ou manutenção, a quilometragem contemplada e as rodovias federais pavimentadas e não pavimentadas.
O Mapa Gerencial de Construção demonstra, em cada estado, os contratos existentes em cada BR, o objeto do contrato e a empresa contratada, com data de início e término da obra, além de seu valor. Apresenta também as obras delegadas a outros entes que estão em execução. Gráficos facilitam o entendimento sobre percentual referente a obras de duplicação, implantação, travessias urbanas e contornos rodoviários.