Esporte

Tricampeã, Tatiele faz intercâmbio em São Paulo

A atleta Tatiele Valadares, que conquistou o tricampeonato Volta Internacional de Ciclismo de Roraima neste final de semana, esteve por quatro meses treinando em São Paulo e retornou na semana passada para participar da maior competição de ciclismo de Roraima e da região Norte.

Tatiele já havia vencido na categoria feminina nos anos de 2014 e 2015 e na busca pela terceira vitória se preparou bastante para enfrentar as outras competidoras. Para isso contou com a ajuda do programa Bolsa Atleta, da Prefeitura de Boa Vista.

O programa Bolsa Atleta é incentivo usado exclusivamente para ajudar a custear as despesas com alimentação, material esportivo, taxas de inscrição em competições, transporte, e outras despesas relativas ao desempenho esportivo. A intenção é que os atletas se dediquem com exclusividade aos treinamentos e competições locais, sul-americanas, panamericanas, mundiais, olímpicas e paraolímpicas.

No total, 17 atletas boa-vistenses são beneficiados. O patrocínio é custeado pela Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec), que durante o período de 12 meses, tempo de duração do contrato, investirá mais de R$ 145 mil nos jovens atletas. Segundo Tatiele, fazer parte do benefício concedido pela prefeitura a atletas de baixa renda é um reforço e um incentivo, não apenas financeiro, mas motivador.

“O Bolsa Atleta tem me ajudado bastante. Normalmente, seria muito difícil conseguir recursos para compra de equipamentos, para viajar para competições e ter condições de hospedagem e alimentação. O benefício do programa cobre essas despesas e nos motiva a continuar lutando por nossos objetivos”, explicou a jovem atleta, que há nove anos pratica o ciclismo.

Em São Paulo, Tatiele conheceu outros atletas – alguns, segundo ela, de nível altíssimo na área do ciclismo – e que tem contribuído bastante com seu desempenho. “Esse tipo de experiência enriquece nossa carreira. Vamos aprendendo mais, com pessoas que têm muito talento e conhecimento”.