Cotidiano

Agentes de saúde denunciam atraso salarial

Segundo servidora, o pagamento deveria ter sido feito antes do dia 07

Agentes comunitários de Saúde (ACS) do município de Pacaraima, localizado na região Norte do Estado, denunciaram atraso salarial por parte da Prefeitura local.

Conforme servidora que não quis se identificar, essa não é a primeira vez que o Executivo Municipal daquela localidade atrasa o salário dos trabalhadores.

“Segundo a Secretaria de Finanças, o pagamento já era para estar na conta, mas até agora, nada de dinheiro”, relatou.

À FolhaWeb, ela explicou que o recurso destinado ao pagamento de servidor é sempre repassado ao Município no dia 30 de cada mês, recaindo para a Prefeitura repassar o dinheiro para as conta com no máximo cinco dias úteis, o que não vem acontecendo de fato.

“Esse pagamento era para ter caído antes do dia 7, conforme a própria secretaria, mas não caiu e toda vez que questionamos, é sempre a mesma resposta. Procuramos a Prefeitura hoje e fomos informados que o secretário está em Boa Vista e que não tem previsão de retorno”, comentou a funcionária, ressaltando que o problema afeta os 28 agentes comunitários de saúde que prestam serviços ao município.

Outra servidora revelou a reportagem que a previsão de pagamento repassada pela Prefeitura será para o dia 20. Segundo ela, a Secretaria de Finanças teria justificado atraso devido ao repasse de recurso parcelado por parte do Governo Federal.

“Eles informaram que o Governo Federal não repassou o repasse total, ou seja, apenas metade foi creditada na conta do Município. Enquanto isso, nós estamos sem ter o que fazer. Muita gente é pai e mãe de família e está tendo que pagar as contas com juros”, pontuou. 

O OUTRO LADO

À FolhaWeb, a Secretaria de Administração da Prefeitura de Pacaraima informou que já está tomando todas as providências referente ao atraso salarial dos servidores que prestam serviços de ACS.

Conforme o comunicado da Secretaria, o atraso foi motivado por conta do repasse de recursos do Governo Federal, que esse mês veio abaixo da folha de pagamento dos servidores do Município. A Administração Municipal aguarda a vinda de uma complementação do Fundo de Participação dos Municícipio (FPM) para sanar o problema, situação que já havia sido explicada na quinta-feira passada, 08.