Nos últimos meses, muitos cidadãos têm sido vítimas de uma tentativa de golpe pela internet. Conforme relato de algumas pessoas, elas têm recebido um e-mail do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) solicitando a devolução de sua habilitação vencida ou sem validade por perda de pontos. No entanto, a instituição afirma que é uma tentativa de golpe.
Um dos leitores da Folha, que preferiu não se identificar, relatou que quase foi vítima do golpe. “Recebi um e-mail do Denatran solicitando devolução da minha CNH [Carteira Nacional de Habilitação] ao Detran [Departamento Estadual de Trânsito]. No entanto, já faz mais de quatro anos que estou sem dirigir e com o documento vencido. Então, procurei os órgãos responsáveis e descobri que a informação não era verdadeira”, comentou.
Em nota, o Denatran contou que tem recebido várias reclamações e dúvidas referentes a e-mails de cobrança que supostamente seriam encaminhados pelo órgão. Contudo, informou que não emite ou encaminha qualquer tipo de cobrança para o contribuinte via internet.
“Caso as pessoas recebam algum e-mail ou documentação informando que o Denatran está efetuando alguma cobrança, favor desconsiderar, pois se trata de um golpe. Se restar alguma dúvida, aconselhamos que entrem em contato com o Detran do seu estado para a confirmação da situação do seu veículo ou documento”, diz a nota.
Conforme o órgão, nenhuma das instituições de trânsito envia e-mail diretamente aos usuários. “Tanto o Denatran como o Detran não entram em contato com os cidadãos via internet. Assuntos gerais, questões de vencimento ou devolução da habilitação, assim como outras questões, são tratadas dentro da própria instituição”, destacou.
O departamento alerta que a ação de enviar e-mail em nome dos departamentos de trânsito trata-se de um golpe ou alguma estratégia de hacker para acessar dados sobre os usuários. “Essas pessoas buscam algum arquivo ou detalhe sobre os usuários, pois é a partir de documentos como a Carteira de Identidade ou do Cadastro de Pessoa Física (CPF) que esses criminosos agem”.
A nota afirma que não há problema em ficar com a Carteira de Habilitação em mãos após o seu vencimento. “As pessoas não devem devolver ou entregar sua CNH para ninguém, esteja vencida ou não. Quem não quiser mais dirigir pode ficar com a habilitação antiga. Afinal, um documento vencido não tem validade ou valor, pois não pode ser usado”.
Aqueles que têm interesse em renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou obter a segunda via do documento devem dar início ao processo no site do Detran: www.detran.rr.gov.br. Posteriormente, as pessoas devem ir à sede da instituição, que fica na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, bairro Aeroporto, zona Norte, onde serão direcionadas para fazer a biometria, a assinatura digital e tirar uma nova foto. O documento será entregue ao usuário em até 20 dias úteis. (B.B)