A partir de agora, doadores de sangue vão passar por uma triagem clínica específica para a prevenção da transmissão do zika e chikungunya, doenças que também acontecem por transfusão sanguínea. Quem não for aprovado por essa triagem não poderá doar sangue. A medida, que foi divulgada no início da semana, é uma determinação do Ministério da Saúde em conjunto com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Com a efetivação da medida, o questionário clínico do Hemocentro de Roraima, realizado antes da doação, vai trazer perguntas como: se o doador teve sintomas ou diagnóstico das doenças ou se esteve recentemente em locais com número elevado de casos registrados.
Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) informou que o Hemocentro irá seguir todas as orientações do Ministério da Saúde. O banco de dados da unidade tem 48.691 doadores cadastrados atualmente. Destes, aproximadamente 9 mil são fidelizados, ou seja, são pessoas que realizam doações da seguinte forma: mulheres a cada três meses e homens a cada dois meses.
Conforme o Ministério da Saúde, pessoas infectadas pelo zika vírus estão inaptas para doação por 30 dias após a recuperação. Aqueles que tiverem relação sexual com parceiros que apresentaram diagnóstico clínico ou laboratorial de zika nos últimos 90 dias também não podem doar por 30 dias após o contato sexual.
Em relação ao vírus chikungunya, aqueles que tenham se deslocado para regiões endêmicas ou com epidemias confirmadas, incluindo pessoas que moram nesses locais, devem ser considerados inaptos por 30 dias, assim como aqueles que foram diagnosticados com a doença.
DOAÇÃO – De acordo com a Sesau, a pessoa deve estar saudável para ser doador. Além disso, deve ter idade entre 16 e 69 anos e peso acima de 50 quilos. “No ato, a pessoa precisa apresentar documento com foto, emitido por órgão oficial válido em todo o Território Nacional. A doação não pode ocorrer em jejum e requer repouso mínimo de seis horas na noite anterior à doação. O doador tem que evitar cigarro por pelo menos duas horas antes e não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação. Também é preciso evitar ingerir alimentos gordurosos”, concluiu. (B.B)