Cultura

Mucajaí promove Encontro Estadual de Fanfarras

Em sua segunda edição, o evento será realizado a partir das 16 horas desta sexta-feira

Fanfarras e Bandas Marciais dos 15 municípios de Roraima se encontram em Mucajaí nesta  sexta-feira, 16,  durante o II Encontro e Mostra Estadual de Fanfarras. O evento é uma promoção da Prefeitura Municipal de Mucajaí, com apoio do Governo do Estado e acontece a partir das 16h com a concentração das fanfarras na praça Chaguinha Bahia, no Centro de Mucajaí.

As apresentações começam a partir das 17 horas, também na praça Chaguinha Bahia. A primeira dama e secretária Municipal de Ação Social, Leila Mendes, disse que a segunda edição do evento ocorre devido ao sucesso da primeira Mostra realizada no ano passado.

“Este é apenas o segundo ano que realizamos o evento que nasceu de uma iniciativa da Prefeitura Municipal para dar apoio e mais uma opção às fanfarras que se preparam durante todo o ano. No ano passado foi um sucesso e resolvemos dar continuidade a essa apresentação e quem ganha com isso é povo de Mucajaí e dos municípios vizinhos que vem prestigiar o encontro”, disse.

Ela informou que para esta edição foram convidadas as fanfarras de todos os municípios e 15 delas confirmaram presença. E, como se trata de uma mostra, cada apresentação terá o limite de 20 minutos e não haverá disputa para escolha da melhor apresentação. No final todas as bandas e fanfarras ganham certificados e troféus de participação.  

Para a secretária, esta é uma forma de mostrar que as bandas e fanfarras fazem parte da cultura do Estado e vai inserir o encontro no calendário cultura do município. “É para mostrar à população que as bandas e fanfarras não se restringem apenas às comemorações do desfile de 7 de Setembro e das festas de emancipações políticas das cidades. Hoje, essas bandas fazem parte da nossa cultura e vai fazer parte do calendário cultural do nosso município”, afirmou.

 

PRESENÇAS CONFIRMADAS

Para esta edição, estão confirmadas a Fanfarra Comunitária Arrfaban; Fanfarra Municipal de Normandia; Fanfarra Filhos da Independência de Rorainópolis; Fanfarra de São Luís do Anauá (Bamusa); Fanfarra Integração do Novo Paraíso (Km 500 de Caracaraí); Banda Juvenil do IBVM (Instituto Boa Vista de Musica); Banda Harpa de Davi; Fanfarra Henrique Dias (São João da Baliza); Fanfarra Ricardo Macedo  (São João da Baliza); além das fanfarras e bandas de Mucajaí: Fanmmuca Infantil; Fanmmuca Juvenil; Fanfarra Vereador Pereira Lima; Fanfarra Monticone e Fanfarra Maria Maricelma.

Com informações da Prefeitura Municipal de Mucajaí.