Cotidiano

Governo adia Expoferr por conta da crise financeira

O anúncio foi durante coletiva de imprensa da tarde desta quinta-feira, 15

Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta quinta-feira, 15, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), anunciou o adiamento da realização da 40ª Exposição Feira Agropecuária de Roraima (Expoferr 2016).

Além do titular da pasta, Gilzimar Almeida, e do adjunto, Francisco Volney, a coletiva contou ainda com as presenças do secretário de Fazenda (Sefaz), Shiská Palamitshchece, do secretarip de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan), Alexandre Henklain, e do diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr), Vicente Barreto.

Segundo o secretário da Sefaz, Shiská Palamitshchece, a atual situação de crise enfrentada pelo Estado, por conta da queda de repasses do Fundo de Participação dos Estados, somada as tentativas de negociação da dívida com a União, fez com que a equipe governamental optasse por adiar a abertura oficial do evento.

“80% das despesas do Estado de Roraima são custeadas pelo fundo de participação dos Estados (FPE) e à medida que o tempo vem passando, pela queda da arrecadação federal, o repasse vem diminuindo. Então, nós estamos pedindo ao Governo Federal um auxilio financeiro, que por sua vez, tem sinalizado dificuldades para ajudar o Estado”, afirmou.

Inicialmente prevista para ocorre de 05 a 12 de outubro, no Parque de Exposições Dandãezinho, na zona Rural da Capital, a feira foi transferida para o período de 25 de novembro a 04 de dezembro.

“Muitos unidades da federação estão enfrentado os seus problemas e com Roraima não está sendo diferente, tanto que toda equipe vem projetando essa queda de arrecadação do FPE, e isso faz com tenhamos que adotar cuidados necessários para que o Estado não entre em colapso. Então, achamos por bem, discutir a situação com a Governadora e decidimos por bem adiar a abertura da feira”, complementou Palamitshchece.   

Apesar do adiamento da feira, o secretário da Seapa, Gilzimar Almeida ressaltou que o cronograma de atividades previstas para esse ano, como inscrições de expositores, realização de capacitações e a segunda etapa da campanha de vacinação contra a Febre Aftosa, está mantidos, recaindo apenas a realização de adequações.

“Todas aquelas inscrições que foram feitas na Seapa, como os ambulantes, o pessoal dos restaurantes, os expositores e as entidades parceiras, nós nos reunimos hoje e reafirmamos que a programação será mantida como previsto. No entanto, haverá uma readequação do cronograma para coincidir com a nova data de realização do evento”, destacou.

Vale lembrar ainda que recentemente, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RR) enviou recomendações para que Estado e municípios adotem medidas que vise o equilíbrio das contas públicas, entre elas evitar a realização de festas e eventos comemorativos.

“Muito se fala que a exposição é apenas uma festa e é sempre válido ressaltar que a Expoferr se trata de um evento do agronegócio, que gera retorno para a economia do Estado. No ano passado, foram investidos mais de RS 2 milhões e durante a realização da feira, foram negociados mais de R$ 25 milhões. Então, a Expoferr não é um gasto, mas sim um investimento para o setor produtivo do Estado”, pontuou o titular da Seapa.