Um projeto criado pela coordenação dos cursos de Gestão do Centro Universitário Estácio da Amazônia para receber alunos novatos promete incentivar a leitura entre as crianças por meio da contação de histórias. O projeto foi batizado como “Conte e Encante: Contação de histórias infantis”, e conta com a participação de professores e alunos dos cursos de Administração, Recursos Humanos e Gestão Pública.
Desde o início deste mês, conforme a coordenadora, Rosiane Rodrigues, os acadêmicos começaram a receber a doação de livros de histórias infantis. Nesta quarta-feira, dia 14, o grupo promoveu a primeira ação, que consistiu na doação de parte dos livros arrecadados e contação de histórias na creche Sonho Infantil, no bairro Caranã.
Rosiane explica que a arrecadação de livros segue até a próxima terça-feira, dia 20, e devem reforçar uma próxima etapa do projeto, a ser realizada no dia 24, sábado, com mais doação de exemplares e leitura no campus da Estácio. No dia 13 de outubro, os acadêmicos farão a atividade no abrigo de crianças mantido pelo Governo do Estado, e no dia 26, no abrigo mantido pela Prefeitura de Boa Vista.
A coordenadora explica que a iniciativa pretende despertar nas crianças o gosto pela leitura, sem perder de vista uma perspectiva lúdica, buscando promover o desenvolvimento do potencial intelectual, social e linguístico das crianças, expandindo ao máximo seus horizontes. Por outro lado, conforme ela, as ações também oportunizam aos alunos dos cursos de gestão, práticas concretas e afinadas com sua formação acadêmica, que permitam a ele o exercício do papel de cidadão consciente na busca de uma sociedade mais justa e igualitária, criando alternativas para transformações sociais. “Também será possível favorecer o desenvolvimento cognitivo das crianças e, em particular, o desenvolvimento da linguagem, oportunizar um espaço lúdico para as crianças, de maneira que possam se expressar, exercitando sua criatividade, ao mesmo tempo em que vai contribuir para a formação acadêmica dos alunos dos cursos de gestão envolvidos no trabalho”, comentou.
O público-alvo, salienta ela, são crianças de 5 a 10 anos, de ambos os sexos, estudantes de escolas públicas e creches. Os interessados em doar livros podem procurar a coordenação dos cursos de Gestão no horário das 14h às 22 horas, no campus do Centro Universitário no bairro União.