No final da tarde desta sexta-feira, 16, o Sindicato dos Profissionais de Enfermagem do Estado de Roraima (Sindpref) anunciou a suspensão da greve geral no setor, iniciada há 12 dias.
Conforme o presidente da entidade, Melquizedec Menezes, a decisão atende a determinação proferida pela Justiça Estadual na terça-feira, 14, que declarou a ilegalidade do movimento grevista.
“Estamos acatando a determinação da Justiça e todos os profissionais já estão voltando às atividades. No entanto, adianto que o Sindipref já entrou com um recurso contra essa decisão, e estaremos aguardando a mesma”, disse o sindicalista.
Segundo Menezes, a Justiça deverá anunciar sua decisão ainda na próxima semana. Caso o pedido da entidade seja aceito, a categoria retomará a greve de onde parou. Ainda segundo o presidente, o movimento grevista mobilizou os mais de 2.100 profissionais que atuam nas unidades de saúde de competência do Estado.
Durante o período de greve, apenas 30% dos serviços foram mantidos, conforme a lei. Além de questões relacionadas à valorização profissional, eles reivindicam melhorias nas condições de trabalho, sobretudo na oferta de matérias de uso básico.
Matéria completa você confere na Folha Impressa deste sábado, 17. Com informações de do repórter Amílcar Júnior.