O mais tradicional evento de natação de Roraima, o Meeting de Internacional das Fronteiras Norte de Natação, começou na noite de ontem na piscina Olímpica do Totozão e sem a presença dos estrangeiros. Segundo informou a presidente da Fedar (Federação de Desportos Aquáticos de Roraima), Gilda Hupsel, o clube Ada Bolívar da Venezuela, composta por aproximadamente 50 atletas, informou no começo da tarde de ontem que não iriam participar da competição deste ano.
“Eles informaram que o Governo de lá ficou de dar o transporte, mas não cumpriram e não tem como vir”, disse. Era a maior delegação do Meeting com cerca de 80 atletas”, afirmou.
Desta forma, Gilda disse que a competição será disputada pelos atletas do Amazonas e de Roraima em três etapas, com a primeira na noite desta sexta-feira, a segunda nesta sábado, dia 17, a partir das 7h30, e a última também nesta sábado a partir das 16 horas.
As competições serão disputadas por atletas das categoria Petiz (12 anos) até a Sênior por atletas de três clubes do Amazonas: Associação Aquática Amazonas, Associação Aquática La Sales e o Instituto Pedro Nicolas.
De Roraima vão competir atletas da APABV/6º BEC, Aquática Marinho/ASSOPBM, Sinpol e Escola de Natação, totalizando 70 nadadores.
Serão disputadas as provas de 50, 100, 200 e 400 metros Livre, 100m Costas, 200m Medley, 100m Peito, 100m Borboleta, revezamentos 4x50m Livre e 4x50m Medley, revezamento 4×50 Medley misto Infantil, 4×50 medley misto Juvenil e 4×50 medley Junior/sênior.
MARATONA – A Maratona do Rio Branco dos Jogos de Verão será disputada no domingo dia 18 a partir das 8h por apenas 30 atletas, nos 400 metros, que é aberto para a comunidade, e nos 2.500 metros apenas para atletas federados.
Gilda Hupsel informou que pelo menos 30 atletas da Venezuela haviam confirmado presença, mas como a delegação ficou sem transporte, esvaziou a maratona.
O percurso será de 400 metros e de 2.500 metros. Para os atletas não federados, que vão competir apenas nos os 400 metros, a saída será no Marina Meu Caso e chegada no Porto do Babazinho. Já para os atletas federados que vão competir na prova de 2.500 metros, a largada será no Iate Clube e chegada no Babazinho.
Ao final de cada uma das duas competições será entregue a premiação em medalhas aos três primeiros colocados e troféus para as equipes classificadas nas três primeiras colocações.
Para realizar o evento a Fedar teve o patrocínio da Vulcano, Casa das Piscinas, Sesc, Casa Brasil, Hotel Euzebios e Porto do Babazinho.