Cotidiano

Domingos Montagner é enterrado sob aplausos em São Paulo

O ator de 54 anos morreu na quinta-feira, 15, durante mergulho no Rio São Francisco

O corpo do ator Domingos Montagner, 54 anos, foi enterrado sob aplausos de amigos e admiradores por volta das 11h40 deste sábado, 17, na Zona Leste de São Paulo. Mais cedo, familiares e parentes participaram do velório no Teatro Fernando Torres, no bairro do Tatuapé, em uma cerimônia que durou cerca de quatro horas e aberta apenas para convidados.

O ator morreu na quinta-feira, 15, na cidade de Canindé de São Francisco, em Sergipe. Nascido e criado no bairro do Tatuapé, na Zona Leste de São Paulo, Domingos Montagner era casado desde 2002 com a produtora Luciana Lima, com quem teve três filhos.

Ele começou como artista circense, passando pelo teatro e chegando TV, onde iniciou fazendo pequenas participações. Sua primeira participação de destaque só viria ocorrer em 2011, na novela “Cordel Encantado”, na pele do cangaceiro Herculano Araújo.

No ano seguinte, 2012, foi escalado para ser o protagonista da minissérie “Brado Retumbante” (2012), onde interpretou Paulo Ventura, o presidente da Câmara dos Deputados que assumia a Presidência da República após a morte do presidente em um acidente.

Depois disso vieram às novelas “Salve Jorge” (2012), como o sedutor turco Zyah; “Joia Rara” (2013), onde fez o idelista Mundo; e “Sete Vidas”, onde deu vida ao ambientalista Miguel. Seu último trabalho foi “Velho Chico”, novela do autor Benedito Ruy Barbosa, que atualmente ocupa a faixa das 21 horas da TV Globo.

Ambientada no Rio São Francisco, o ator interpretava o protagonista da trama, Santo dos Anjos e foi justamente ao término de uma gravação que a tragédia ocorreu. Após o almoço, ele e a atriz Camila Pitanga, seu par romântico no folhetim, foram nadar em um local chamado de ‘Prainha’, um local não permitido para banho. No entanto, segundo as autoridades, não havia placa indicando a proibição.

Em depoimento a Polícia, Camila revelou ter sentido que a correnteza do rio estava muito forte, alertando o fato ao colega de elenco. Os dois decidiram retornar a margem do rio, no entanto, Montagner começou a ter dificuldades. Camila ainda tentou segurar a mão do ator por duas vezes, mas ele acabou desaparecendo.

Imediatamente as buscas foram iniciadas e o corpo do ator só foi encontrado no final do dia. O laudo do Instituto Médico Legal (IML) constatou que Montagner morreu de asfixia mecânica por afogamento.

 

GRAVAÇÕES

No mesmo dia, após a tragédia, a direção de teledramaturgia da TV Globo determinou a suspensão de todas as gravações de “Velho Chico”, tanto em Canindé de São Francisco, quanto nos Estúdios do Prajac, no Rio de Janeiro.

O elenco e a equipe de produção que estava na cidade sergipana foram trazidos de volta ao Rio. As gravações da novela devem ser retomadas neste domingo, 18, e a Globo já anunciou que manterá o cronograma do folhetim como previsto, com encerramento da trama para o dia 30.