Entretenimento

Festival de música estreia em Boa Vista, em outubro

Capital de Roraima será uma das sedes da 6ª edição do Festival Música na Estrada, que estreia no dia 14 de outubro

Boa Vista será o ponto de partida da 6ª edição do Festival Música na Estrada, que estreia no dia 14 de outubro, na capital roraimense. O evento contará com a apresentação da Orquestra de Violões do Amazonas, além de outras atrações, como a Focus Cia de Dança, do Rio de Janeiro.

Durante a temporada em Boa Vista, está prevista a exposição do artista plástico Jaider Esbell, índio Macuxi da Amazônia, vencedor do PIPA Online 2016, maior prêmio web de arte contemporânea. Em seguida, a partir do dia 18 de outubro, a cidade de Santarém (PA) receberá o projeto.

O intercâmbio das artes e de pessoas na Amazônia permanece com a ampliação do projeto para outras regiões do país. Além de seis cidades da Região Norte: Belém, Boa Vista, Macapá, Manaus, Porto Velho e Santarém, a novidade para este ano é que a Região Centro-oeste será contemplada, e Brasília estará no roteiro da 6ª. Edição do festival.

Em novembro, o festival estará a todo vapor com apresentações em Porto Velho, Macapá, Manaus e Belém. Entre as atrações: Amazonas Filarmônica, Ballet Folclórico do Amazonas e Orquestra de Violões do Amazonas. O projeto finalizará suas apresentações na capital federal, no dia 6 de dezembro.

A agência cultural Kommitment Produções Artísticas idealizou o “Música na Estrada”, lançando-o em 2011. Segundo o diretor de negócios e coordenador do projeto, Fernando Ramos, o festival cresce potencialmente a cada ano.

“Em 2015, foram 17 mil quilômetros percorridos em seis estados da Amazônia brasileira, com 24 apresentações, 300 pessoas entre artistas, produtores, técnicos e prestadores de serviços, 31 professores de música e de dança, 416 alunos e mais de 12 mil pessoas prestigiando as apresentações do festival”, contabiliza o diretor.

Durante o intercâmbio, artistas das capitais citadas se apresentarão em suas cidades e também nas outras, ao lado de convidados de outras regiões do país por meio da música, dança e artes plásticas. As cidades contempladas com o projeto recebem também oficinas de música e outras artes.

O “Festival Música na Estrada” tem a realização do Governo Federal por meio do Ministério da Cultura através da Lei Rouanet e da agência cultural Kommitment Produções Artísticas. O projeto conta com o patrocínio máster da Instituição de Ensino Superior Estácio.

Para os interessados em demais informações, além do site – www.musicanaestrada.art.br, o “Festival Música na Estrada” também está nas redes sociais: www.facebook.com/projetomusicanaestrada ou @musicanaestrada