Política

Candidatos a prefeito de Boa Vista expõem suas propostas de governo

Folha dá continuidade ao espaço com os candidatos à Prefeitura de Boa Vista para que eles exponham suas propostas

A Folha prossegue com as propostas apresentadas pelos candidatos à Prefeitura de Boa Vista, espaço destinado para que eles possam mostrar seus planos de governo. Com tema livre, os postulantes ao Palácio 9 de Julho vão mostrar, até o dia da eleição, o que eles pretendem fazer caso sejam eleitos.

Sandro Baré propõe o ‘Estudante Conectado’

O candidato do PP, Sandro Baré, disse que irá fortalecer a cidadania digital para as crianças, jovens e adultos. Em parceria com o Governo Federal, irá utilizar um programa de infraestrutura pública de fibra ótica de alta velocidade e voltada ao estímulo da educação e pesquisa a fim de investir em tecnologias da informação e comunicação, assim transmitindo conteúdos educacionais e culturais destinados à Rede Municipal de Educação em toda a cidade.

Abel Galinha quer incentivar a Cultura

O candidato Abel Galinha (Dem) afirmou que na sua gestão vai criar a Secretaria e o Conselho Municipal de Cultura, um antigo anseio da classe artística boa-vistense. “Vamos também lançar editais para promover o teatro, a música, a dança, a literatura e as artes visuais. Realizar cursos de capacitação para artesãos e incentivar a formação de cooperativas para a comercialização dos produtos”. Outro projeto do candidato é implantar a Virada Cultural, levando cultura para todos os bairros. “Vamos deixar de tratar nossos artistas com migalhas e apoiar verdadeiramente os seus projetos. Nossos artistas precisam e merecem respeito”.

Kalil Coelho: saúde a serviço da comunidade

Uma das principais propostas do candidato Kalil Coelho (PV) para a saúde é a eleição direta para diretores de postos de saúde pelos usuários cadastrados e moradores da comunidade. “Esses diretores deverão ter formação específica em administração ou áreas afins e residir na comunidade ou ser funcionário do posto de saúde. Assim, o diretor que não lutar pelas demandas do seu posto não será reeleito no ano seguinte”, disse. O candidato anunciou que vai construir novos postos de saúde em bairros que ainda não contam com esse serviço fundamental. “Além disso, vamos aumentar gradativamente o número de Unidades de Pronto Atendimento 24 horas nos bairros, equipadas com raio-x e laboratórios”.

Roberto Ramos tem Políticas Públicas Infanto-Juvenil

O candidato Roberto Ramos (PT) acredita que as políticas públicas voltadas para as crianças só têm efeito quando efetivamente são acompanhadas. “Vou fortalecer e acompanhar as ações dos conselhos que interagem com as políticas públicas para crianças e adolescentes, estimulando e propiciando a atuação da rede, implementando programas e projetos de atendimento às famílias no fortalecimento das condições sociais da assistência à criança e ao adolescente por meio dos CRAS e dos Creas”, afirmou, acrescentando que vai implantar o programa Saúde na Escola. “Também vou implantar oficinas para fomento da cultura, ampliar a participação desse público alvo na Conferência dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes e assegurar a aplicação das propostas”.

Teresa quer fomentar a economia e o agronegócio

A proposta de Teresa Surita (PMDB) para a próxima gestão é fazer de Boa Vista um celeiro em produção de alimentos por meio do Agronegócio com o objetivo de gerar emprego e renda e fomentar a economia da nossa cidade. Para isso, disse que vai reativar a Secretaria Municipal de Agricultura com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar e desenvolver o agronegócio. “A primeira missão da secretaria será o Zoneamento Econômico e Ecológico das terras para identificar as áreas em que os agricultores poderão plantar. O foco da secretaria será trabalhar com assistência técnica para apoiar os produtores e desenvolver a produção agrícola de Boa Vista. Temos um povo trabalhador, um clima favorável e uma posição estratégica. Precisamos aproveitar todas as evidências a nosso favor. Por isso minha proposta é fortalecer a produção agrícola, fomentar a economia e gerar emprego e renda”, destacou.

Jeferson: ‘Vai ter remédio e serão entregues em casa’

O candidato Jeferson, do PDT, afirmou que vai fazer uma auditoria em todos os contratos da Prefeitura de Boa Vista, além de uma reavaliação de prioridades. “Vou garantir ao município recursos suficientes para a compra de remédios e a criação de um sistema de entrega nas residências através de motoboys. Todos os pacientes com doenças crônicas, com necessidades especiais, grávidas e idosos não vão mais precisar ir até uma unidade de saúde para retirar o remédio”, frisou. “Não é possível que o orçamento municipal garanta mais verbas para o embelezamento da cidade do que para a saúde. No meu governo a prioridade será a saúde da nossa gente”.

Alex Ladislau: propostas voltadas à Inclusão Social

O candidato a prefeito pelo PRP, Alex Ladislau, pretende garantir aos portadores de necessidades especiais acesso à educação de qualidade com profissionais capacitados para atendê-los. “Vou implantar mecanismos para a erradicação do analfabetismo, assim como também para aqueles que tiveram que deixar os estudos, de maneira que eles voltem à sala de aula, com ampliação do Programa de Educação de Jovens e Adultos, o EJA”. Outra proposta é o estímulo à integração das famílias com a escola, promovendo planejamentos pedagógicos que envolvam a educação familiar e o ensino escolar. “Vou implementar o programa Escola Aberta, disponibilizando as escolas municipais e seus ambientes esportivos no finais de semana para a comunidade”.

Luis Oca tem projeto para comunidades indígenas

As propostas do candidato Luis Oca (PSOL) relacionadas à Diversidade/Etnia/Gênero são bem específicos e serão desenvolvidos de forma integrada com as minorias existentes em Boa Vista. “Pretendo dar apoio especial às populações indígenas residentes no município de acordo com suas demandas e necessidades”, disse. Outra questão a ser priorizada em sua administração será, a partir de projetos específicos elaborados em parceria, incentivar tanto os povos indígenas como as comunidades LGBT.

Márcio Junqueira apresenta proposta do ‘Carvão Rural’

O candidato Márcio Junqueira, do PROS, pretende tirar o agricultor e o carvoeiro da clandestinidade, legalizando suas atividades para a produção e comercialização do carvão. “Toda madeira imprópria para edificação nas propriedades rurais, após a derrubada legal, terá licenciamento ambiental para ser transformada em carvão pelos produtores, como também as madeiras de sobras de serrarias, restos de construção e de podas de árvores no perímetro urbano, que, após o projeto, poderão ser transformadas em carvão para que os recursos obtidos com a comercialização sirvam para que o mesmo adquira insumos e equipamentos para melhorar sua produção e consequentemente sua qualidade de vida”.