Os vendedores de comidas caseiras, churrasquinho e sanduíches que ficam no estacionamento do Estádio Canarinho, na avenida Ville Roy, estão desde a última sexta-feira, 23, sem energia. Conforme os comerciantes, o problema acontece porque o Governo do Estado ainda não pagou a conta de energia do local.
Um dos comerciantes, que preferiu não se identificar por medo de sofrer represálias, disse que as lanchonetes da praça de alimentação têm energia, mas o estacionamento, local onde ficam os vendedores ambulantes, está funcionando às escuras. “A informação que nos foi passada por funcionários da Eletrobras é de que há uma dívida do Estado de R$ 4 mil e que por conta disso a energia foi cortada”, relatou.
Os comerciantes são responsáveis por pagar a energia dos boxes, que foram concedidos através de um convênio com a Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seed). “Os pontos estão com as contas em dia, mas mesmo assim estamos sem energia. Alguns dos vendedores tiveram que improvisar para continuar trabalhando, instalando alguns refletores, utilizando geradores e até mesmo a bateria do carro para atender à clientela”, complementou.
A Praça do Canarinho é um lugar público, frequentado por dezenas de pessoas diariamente. “A praça está localizada em uma avenida movimentada, onde transitam centenas de pessoas todos os dias. Não estamos criticando a gestão governamental, mas precisamos que o cliente que paga seus impostos, assim como nós, seja bem tratado”, disse o comerciante.
Para ele, é uma situação desleal. “É de conhecimento da Seed o que está acontecendo, e mesmo sabendo que isso prejudica as vendas e o nosso negócio, nada foi feito. A crise afeta a todos nós e precisamos trabalhar de forma adequada e humana. Pedimos que o Governo se sensibilize e resolve esse problema o mais rápido possível”, argumentou.
GOVERNO – Em nota, o Governo de Roraima informou que as contas de energia da Praça do Canarinho foram pagas na sexta-feira, dia 23, e que o fornecimento já foi retomado. “As faturas não foram pagas na data prevista devido às dificuldades financeiras enfrentadas pelo Estado nas últimas semanas”, afirmou.
De acordo com o Instituto de Desporto de Roraima (IDR), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seed), que é responsável pela administração do espaço, a conta de energia dos quiosques é de responsabilidade do arrendatário, sendo obrigação do Estado apenas o pagamento da energia do estacionamento e das áreas de uso coletivo.
ELETROBRAS – A equipe da Folha entrou em contato com a Eletrobras para que esta se posicione sobre o assunto e destaque o valor total da dívida do Estado com a empresa. No entanto, até o fechamento desta matéria, não obteve resposta. (B.B)