Política

Conheça mais propostas dos candidatos à Prefeitura de BV

Espaço aberto pela Folha aos candidatos permite que eles exponham suas propostas aos eleitores

A menos de uma semana para as Eleições Municipais deste ano, a Folha prossegue com as propostas apresentadas pelos candidatos à Prefeitura de Boa Vista, espaço destinado para que eles possam mostrar seus planos de governo. Com tema livre, os postulantes ao Palácio 9 de Julho vão mostrar, até o dia da eleição, o que eles pretendem fazer caso sejam eleitos. Hoje, quatro candidatos apresentam suas propostas. Os demais não as encaminharam à Folha até o fechamento desta edição.

Sandro Baré: Integração Metropolitana

O candidato do PP à Prefeitura de Boa Vista, Sandro Baré, fará a integração metropolitana da Capital com Alto Alegre, Amajarí, Pacaraima, Bonfim, Cantá e Mucajaí, dimensão imprescindível para o desenvolvimento da cidade. Isso porque, segundo ele, vários dos problemas de Boa Vista, em especial os de saúde, transporte e segurança, poderão ser solucionados através de intercâmbios e convênios com os gestores das cidades vizinhas.

Abel Galinha: Incentivo à Agricultura

Para o candidato do DEM, Abel Galinha, a produção agrícola nunca foi tratada de forma adequada pelos gestores municipais. Ele pretende criar a Secretaria Municipal de Agricultura, que terá como função e objetivo a implantação de programas de Produção Rural com assistência técnica e distribuição de sementes na área rural de Boa Vista. Outra proposta de Abel é asfaltar as vias de acesso das áreas produtoras de alimentos do município, o que proporcionará o barateamento e o transporte adequado da produção, a partir de convênios e parcerias com instituições públicas e privadas, com organizações não-governamentais e entidades de classe, visando a viabilização da produção.

Roberto Ramos: Valorização dos Professores

O candidato Roberto Ramos, do PT, acredita que não se pode pensar em educação sem a real valorização e a formação dos professores e de todo o corpo técnico que dá suporte ao ensino. Ele afirma que conhece a área e sabe como articular, junto às instituições de Ensino Superior, programas de formação para os profissionais nos níveis de graduação e pós-graduação, assim como respeitar a Lei do Piso. Pretende também implantar a política de saúde, eleição direta para os cargos de direção, discutir o orçamento da educação com a comunidade escolar, construir a sede própria para a Secretaria de Educação e fomentar o programa de valorização do trabalhador em educação, assim como criar mecanismos para que o professor seja lotado em única escola, sem perdas do direito.

Teresa: Fortalecimento da prática esportiva

Desde 2013, Teresa Surita (PMDB) trabalha na valorização do esporte e no incentivo à prática esportiva em toda a cidade. Para a próxima gestão, Teresa pretende ampliar o número de vagas nas escolinhas de esporte da Vila Olímpica, que oferece oito modalidades: natação, boxe, ginástica rítmica, futebol de campo, futsal, judô, aeroboxe e taekwondo, e atende 1.200 pessoas por mês, dando prosseguimento ao investimento de ampliação e melhoria local, aquisições de equipamentos que mantenham as atividades com a qualidade atual, além de ampliar as parcerias com as federações e instituições privadas para fomentar o esporte amador.