Entretenimento

Conheça os sintomas e tratamento para adenóides!

As adenóides são chamadas popularmente de "Carne Esponjosa no Nariz", localizadas no alto da boca, por trás do nariz e céu da boca

Adenóides aumentadas e inflamadas podem ser dolorosas e dificultar a respiração. A otorrinolaringologista Maura Neves desmitificou alguns os mitos e verdades sobre a doença.

“A adenóide é um conglomerado de tecido linfóide que, quando olhamos, parece muito uma esponja. Por isso o nome popular”, relatou.

A especialista explica que todas as pessoas possuem esse tecido na infância. “Ele regride espontaneamente durante o crescimento. Algumas vezes a adenóide cresce muito rápido na infância e causa problemas respiratórios, como nariz tampado e roncos. Na adolescência, normalmente ela já regrediu. Quando isso não acontece, a respiração pode ser comprometida”, contou.

Segundo ela, o papel dela é de defesa do organismo durante a infância, porém pode causar infecções. “Com a adenóide pode ter uma adenoidite, como temos a amigdalite. Na amígdala, o sintoma da adenoidite é semelhante ao da sinusite, com secreção nasal, nariz tampado e febre. Além disso, a adenóide aumentada pode causar otites, que são infecções de ouvido”, relatou.

Ela também pode causar problemas de audição, já que está posicionada ao lado das tubas auditivas do ouvido. “Essa proximidade facilita a obstrução da drenagem de secreções do ouvido e infecções nessa região. Além disso, apenas a retenção de secreção no ouvido já provoca alteração da audição. Isso ocorre com mais frequência nas crianças e pode atrapalhar o desenvolvimento da linguagem”, explicou.

Segundo ela, a adenóide aumentada não precisa ser sempre ser operada. A cirurgia é indicada apenas em casos de obstrução, quando a respiração fica comprometida ou quando ocorrem infecções de repetição, como adenoidites e otites. Portanto, a indicação depende do quadro clínico do paciente.

O que pode piorar é a rinite alérgica. O aumento da inflamação provoca um aumento da adenóide reativa. Essas pessoas têm, então, dois fatores para causar obstrução nasal: a rinite e a adenóide. “O sistema imunológico do organismo está situado em vários locais. Ao remover uma parte dele, o restante assume totalmente a defesa do corpo.

Outro ponto importante é considerar que a cirurgia só será indicada em pessoas nas quais a adenóide esteja causando problemas (obstrução e/ou infecção)”, explica a especialista.