O ano letivo já está chegando ao fim, mas, alguns pais reclamam que ainda não conseguiram matricular os filhos. Cinco pais entratam em contato com a FolhaWeb para denunciar que não há vaga o suficiente para atender a população da capital.
Segundo um deles, após uma denúncia ao Ministério Público Federal (MPF), algumas vagas foram oferecidas, porém, em unidades muito distante de suas casas. Ele afirma que as escolas ficam há cerca de 10 quilômetros de distancia, e muitos deles não possuem condições de levar os filhos.
“Fizemos uma denúncia ao Ministério Público Federal que exigiu que a Prefeitura oferesse vagas para nossos filhos, mas a escola que eu poderia matricular a minha filha está a mais de oito quilômetros da minha casa, e eu não tenho transporte. Próximo da minha casa existem outras unidades que poderiam receber a minha filha, que tem quatro anos, e fica a 30 metros da minha casa”, relatou um dos pais que preferiu não se identificar.
Outro responsável explicou que a falta de vagas tem atrapalhado o desenvolvimento escolar das crianças, além de não terem com quem deixar os filhos, já que precisam trabalhar. Para ele, a situação mostra a falta de comprometimento da atuação gestão com um dos preceitos básicos da Constituição, que é a preocupação em oferecer educação para as crianças.
“Eles querem transferir essas crianças para escolas que estão muito longe de casa. Meu filho tem apenas 4 anos de idade. Muitas crianças moram nos povoados e já percorrem longas distâncias para chegar às escolas da região. Se forem estudar em outro bairro ficará mais difícil”, desabafou.
O OUTRO LADO
A Folhaweb entrou em contato com a Prefeitura de Boa Vista e aguarda retorno.