Cultura

Dietas radicais e excesso de exercícios podem fazer mal à saúde

Um profissional médico e um nutricionista serão responsáveis pelo equilíbrio apropriado para perder peso com saúde

A cada ano surgem muitas dietas da moda prometendo perda rápida de peso e em pouco tempo. Quem nunca pensou em seguir uma dieta radical para perder peso de forma rápida? Seja para uma ocasião especial ou pela ansiedade de chegar ao peso desejado, muitas pessoas têm iniciado dietas que podem trazer consequências graves à saúde.

Não existe alimento milagroso que faça com que a pessoa emagreça, nem exercícios para perda rápida de peso.

A tríade alimentação saudável, exercícios físicos diários e acompanhamento médico é a forma que você tem para manter a perda de peso constante e manter um peso sem prejudicar sua saúde. Um profissional médico e um nutricionista serão responsáveis pelo equilíbrio apropriado para cada indivíduo entre a alimentação saudável e a quantidade e intensidade dos exercícios físicos em um verdadeiro treino para o emagrecimento com uma grande mudança de hábitos.

Quais os perigos para a saúde ao emagrecer rápido?

Dietas de emagrecimento rápido pipocam por toda parte. Mas a grande maioria delas vai te restringir de algum tipo de nutriente essencial para seu corpo. Se você se pergunta qual a melhor dieta para emagrecer, só um nutricionista e um médico podem realmente te ajudar a criar uma dieta que funcione para você, de acordo com seus próprios gostos, preferências e necessidades.

Cálculos biliares podem se formar

Os cálculos biliares (pedras na vesícula biliar) são uma das complicações mais comuns da perda rápida de peso. Você tem uma chance maior de desenvolver cálculos biliares se você perder 3 quilos ou mais por semana do que se você perder peso lentamente. Os cálculos biliares são pedras sólidas feitas de colesterol que se formam em sua vesícula biliar, um órgão que armazena a bile para a digestão de gordura. Rápida perda de peso pode impedir a vesícula biliar de esvaziar adequadamente ou causar um desequilíbrio em sais biliares e colesterol, causando a formação de cálculos biliares.

Pode danificar o fígado

O abuso de álcool não é o único fator que o coloca em risco de desenvolver um fígado ruim. A perda de peso muito rapidamente é um fator de risco para hepatite gordurosa não alcoólica. Embora o mecanismo exato não esteja claro, as rápidas mudanças nos níveis de gordura no sangue podem desempenhar um papel. A questão de fundo é: rápida perda de peso de 4 quilos ou mais por semana pode acabar prejudicando o seu fígado.

Seu metabolismo despenca

Perder muito peso chuta muito rapidamente o seu corpo para o modo de sobrevivência, onde faz algumas adaptações para diminuir o consumo de energia. Isso foi presenciado durante um experimento com pacientes obesos que perderam rapidamente uma grande quantidade de peso. Foi constatado que participantes experimentaram um declínio muito significativo na taxa metabólica de repouso, o que se refere à quantidade de calorias que você queima em repouso. A diminuição foi fora de proporção com a quantidade de peso perdido e persistiu após os participantes atingirem o seu peso ideal. Os pesquisadores concluíram que esta diminuição significativa no metabolismo pode colocá-lo em risco de recuperar o peso perdido rapidamente.

Fonte: Sua Saúde