O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em Roraima, desembargador Mauro Campello, informou que a apuração das eleições municipais 2016 em Roraima deverá ocorrer até às 21h. Segundo ele, na Capital o resultado deve ser divulgado antes, por volta das 20h.
A transmissão dos votos acontece logo depois do encerramento da votação, às 17h. Do interior, as juntas eleitorais de cada município recebem os dados e transmitem via satélite para o TRE, que atualiza automaticamente a apuração.
O desembargador lembra que eleitores podem acompanhar a apuração dos votos pelos canais disponibilizados pela Justiça Eleitoral, como o aplicativo ‘Resultados’, ‘Boletim na Mão’ e ‘Eleições 2016’, disponível no site do TRE.
Mauro Campello ressalta ainda que os candidatos que tiveram suas candidaturas indeferidas no TRE não terão os votos computados e devem aguardar o julgamento de seus recursos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
“Isso ocorre porque o indeferimento dessas candidaturas aconteceu depois que as urnas foram lacradas. Então, é importante que se esclareça que esses votos são guardados em uma ‘gaveta’ e só serão recalculados depois do julgamento dos recursos, se for pelo deferimento”, explicou.
Ou seja, na totalização, o candidato aparece com zero voto e é considerado voto nulo. Somente após o julgamento do recurso é que poderá acontecer um recálculo com esses votos que estão guardados no sistema do TSE. Isso pode inclusive alterar a composição da Câmara de Vereadores, caso algum candidato indeferido consiga regularizar seu registro e tenha obtido votação suficiente para ser eleito.
Candidaturas a prefeitos e vice que foram indeferidas em Roraima e aguardam julgamento de recursos: Márcio Junqueira e a vice da chapa do candidato Alex Ladislau em Boa Vista; Moacir Mota em Amajari; Paulo Tiririca e Jairo (vice) no município de Bonfim; Nilmar Esperança do Cantá e professor Amazonas, candidatos a prefeito do Cantá; Jairo e Carlos da Caerr em Iracema; Dr. Rômulo e Lindiomar dos Santos, candidatos a prefeito e vice em Mucajaí; São João Baliza: professor Tião e Carmelita; Denise e Ohana Calise, candidatas a prefeita e vice em Uiramutã.