A Igreja Católica em Roraima promove logo mais, às 17h30, a procissão em homenagem a São Francisco de Assis, o padroeiro dos animais, da natureza e dos pobres.
O ponto de partida é a Comunidade de São Francisco da Chagas, no bairro São Francisco, zona Norte. De acordo com pároco da igreja, Padre Mário Castro, o trajeto será o mesmo que foi adotado no ano passado.
“Os fiéis sairão da frente da igreja, pela avenida Major Williams, seguido em direção a avenida Ville Roy, no sentido Centro/Bairro. Chegando na altura da sede da Fundação de Meio Estadual do Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh), vamos pegar a avenida Santos Dumont em direção ao sinal da avenida Capitão Júlio Bezerra, e fecharemos percurso retornando para a paróquia”, explicou.
Após o término do percurso, haverá celebração da grande missa, que esse ano contará com a presença do novo bispo de Roraima, Dom Mário Antônio. A programação encerra com a realização da tradicional quermesse no pátio da igreja. Além de comidas típicas, serão realizados bingos, sorteio de brindes e atividades de dança.
HISTÓRIA
Francisco nasceu na cidade de Assis, na Itália, no ano de 1182. Filho de pais ricos, o jovem aproveitou sua infância e adolescência desfrutando de um mundo de riqueza e vaidade. No entanto, de acordo com a Igreja Católica, ele abandonou toda a vida luxo para dedicar sua vida aos pobres.
Francisco de Assis acreditava que para o cristão viver o real significado do Evangelho de Cristo, deveria abdicar de todos os confortos e seguir a risca a vida de Jesus Cristo. Seguindo o exemplo de Jesus, ele seus seguidores viajaram por muitas cidades da Europa e África, chegando a lugares considerados Sagrados.
Francisco também foi considerado o protetor dos animais e da natureza 04 de outubro é comemorado em homenagem à data de sua morte, em 1226. Seu corpo está sepultado na Igreja de São Jorge na cidade de Assis. Após dois anos da sua morte, ela acabou sendo canonizado pelo Papa Gregório IX.