Polícia

Presos são transferidos para presídio federal

Os presos são suspeitos de envolvimento com organização criminosa, que é originária do estado de São Paulo

Policiais militares e federais realizaram neste sábado, 8, a transferência de detentos da Cadeia Pública de Boa Vista para um presídio federal em Campo Grande no Mato Grosso.
A transferência faz parte da operação Weak Link com o objetivo de desestruturar a ramificação de uma organização criminosa que estava tentando atuar em Roraima.
Foram transferidos 11 detentos, com um grande aparato policial envolvendo mais de 40 agentes, sendo 25 do BOPE, 8 da Polícia Federal e 10 da Força Nacional, para realizar a transferência. Os presos estão sendo levados de avião e escoltados pela PF.
Esses detentos são considerados de alta periculosidade e já haviam sido retirados da Penitenciária Agrícola do Monte Cristo (Pamc), localizada na região do Monte Cristo, área rural de Boa Vista, para a Cadeia Pública.
No total, 145 presos do regime semi-aberto que cumpriam penas na Pamc, foram remanejados para a Cadeia e 125 que estavam na Cadeia – com exceção de uma ala que comporta 20 apenados do Regime Disciplinar Diferenciado (RDD) – foram transferidos para o prédio do antigo Centro Sócio Educativo (CSE), no bairro Asa Branca.
O pedido das transferências foi feito pelo Ministério Público de Roraima (MPRR) após tentativa de fuga em massa que ocorreu na Pamc em outubro, que destruiu parcialmente a unidade. Cinco dias antes a polícia descobriu um túnel, por onde os presos escapariam.
Os presos já haviam hasteado a bandeira da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), e após a ocupação do presídio ela foi trocada pela bandeira do Brasil.