Com as atenções voltadas para o Campeonato Roraimense de Futebol sub-20 depois de receber a notícia do cancelamento da Copa Norte da categoria, que seria realizada este mês, a equipe do São Raimundo, considerada uma das favoritas, chegará à competição com o elenco recheado e focado na conquista do título.
Com 36 jogadores inscritos, o “Mundão” quer iniciar a competição, que começará no dia 22 de outubro, com força máxima para tentar garantir o tetra campeonato consecutivo da categoria. Para manter o ritmo, o elenco segue treinando forte diariamente no campo da Sede Campestre Clovis Souza, no bairro Operário.
“Estamos trabalhando com duas linhas voltadas tanto para o estadual quanto para a Copa São Paulo de Futebol Júnior do próximo ano. Nós optamos por essa medida, que foi a mesma do ano passado e que vem dando certo, para trabalhar duas equipes com objetivos diferentes, mas para um único propósito”, destacou o técnico do time, Beto Vieira.
Com 31 jogadores já se preparando para a disputa da competição, a equipe ainda aguarda a chegada de mais cinco reforços que virão de outros Estados. São eles: os volantes Luan, que vem de Manaus (AM); Juca, que virá do Maranhão (MA); e Felipe Dória, vindo de São Paulo (SP). Também chegarão os meias Andrei, que vem de Santarém (PA); e Laércio, chegando de São Paulo. “No primeiro jogo, contra o Rio Negro, eles não estarão relacionados, mas pretendo utilizá-los durante a competição”, informou Vieira.
Do elenco, outros quatro atletas foram formados na escolinha do Clube e chegarão ao sub-20 recentemente. São eles: Os zagueiros Régis, Gustavo e Renan (este também atua como volante), e o volante Ícaro. “Temos outros atletas que estão no último ano do sub-20, que inclusive já ingressaram ao futebol profissional, e outros garotos que apareceram numa seletiva que fizemos”, disse o treinador.
Conforme ele, alguns atletas que passaram pela “peneira” do Mundão ganharam oportunidades no time depois de passagens frustradas por times de outros Estados. “Muitos pediram para ser avaliados por nós e passaram, alguns foram para fora e retornaram por conta da falta de oportunidade”, ressaltou.
Vieira afirmou que todos os 36 jogadores inscritos serão testados durante o estadual. “Todos os 36 estarão aptos a participar do estadual. Como é um campeonato sub-20 e o São Raimundo já vem com hegemonia há quatro anos, todos terão oportunidade de participar ao longo do campeonato”, disse.
A principal mudança em relação à equipe que conquistou o tricampeonato no ano passado estará no esquema tático do time. “Tenho a convicção que nenhum jogo será fácil. Nós mudamos o esquema tático, onde trabalhávamos no 4-4-2, e esse ano vamos usar o novo sistema de 4-5-1 na formação losango. Será a mesma estratégia que iremos utilizar na Copinha”, analisou.
COPINHA – Beto informou que da disputa do estadual sairá a lista final com o nome dos 25 atletas que serão selecionados para participar da Copinha. “No dia 20 de setembro eu tive que indicar 30 atletas para a Federação Paulista de Futebol e no dia 19 de novembro irei confirmar essa lista com 25 nomes”, explicou.
Esta será a quarta vez que a equipe vai participar da Copa São Paulo de Futebol Júnior. “Vamos trabalhar esses atletas até dezembro, daí para frente vamos trabalhar somente com os 25. Depois, vamos correr atrás de passagem e patrocínio, o que é muito difícil porque já mandamos o projeto a várias empresas e recebemos vários nãos. Se não conseguirmos, teremos que recorrer aos pais”, frisou. (L.G.C)