O fortalecimento das categorias de base será a principal arma do Baré para a disputa do Campeonato Roraimense Sub-20 de Futebol Amador, que inicia no próximo dia 22 de outubro. “O Mais Querido” montou uma escolinha na cidade de Caracaraí, Centro-Sul do Estado, de onde vem trabalhando desde o começo do ano para a disputa da competição.
Da escolinha saíram alguns dos 25 jogadores que jogarão o torneio de base. “Nessa escolinha nós temos trabalhado com crianças e jovens de 5 a 18 anos. Alguns com idade para disputar o sub-20 foram aproveitados de lá e o restante do elenco veio de fora”, disse o treinador, Cláudio Marcos.
Para a disputa da competição, o treinador afirmou que tem o elenco fechado e já vem trabalhando com os jogadores há 15 dias. “Temos três atletas que chegaram de Alagoas, que são o lateral-direito Renato, os volantes Isaque e Fernando, e um do Amazonas, o zagueiro Adilson Santiago”, informou.
Segundo eles, trata-se de jogadores com certa experiência e com passagens por clubes de outros estados. “Esses jogadores estão no alojamento do clube e chegaram para serem titulares. Vieram para dar experiência ao time porque são rodados no futebol”, destacou.
O treinador contou que já possui em esboço do time titular para o campeonato, mas que ainda possui carências em algumas posições. “Temos ainda quatro ou cinco posições indefinidas. Temos três bons goleiros, o lateral-esquerda, o segundo volante e os atacantes ainda não têm titulares”, explicou.
Para ele, a retomada dos trabalhos nas divisões de base do Baré foi fundamental para o fortalecimento do time. “O Baré passou muito tempo sem trabalhar a base. Em 2013 implantamos a escolinha em Caracaraí e retomamos o interesse porque até então os únicos clubes que tinham base eram o São Raimundo e o GAS”, disse.
Cláudio destacou que após voltar as atenções à base, os primeiros resultados vieram rapidamente. “Fizemos a final do segundo turno do sub-20 de 2015 contra o São Raimundo, onde mantivemos o empate até os 43 minutos do segundo tempo com um jogador a menos. Mostramos evolução com o trabalho da escolinha e com isso ficou complicado nos vencerem”, ressaltou.
A chance de representar Roraima na Copa São Paulo de Futebol Júnior, em 2018, e na Copa Norte da categoria, em 2017, serviu como motivação ao elenco. “Tentamos colocar como motivação na cabeça dos garotos. Além disso, o Baré disputará o roraimense profissional e a Série D do Brasileiro. Se formos campeões desse torneio, a possibilidade de grande parte desse elenco ser aproveitado no profissional é alta”, frisou o técnico.
Ele afirmou que o time virá forte para a disputa do roraimense sub-20. “Pela nossa preparação, acho que o time começará com mais vontade. Temos jogadores experientes e isso pesa muito para um bom rendimento físico. O futebol é uma caixinha de surpresa, mas este ano a equipe está mais forte e vai brigar diretamente pelo título”, pontuou.
A estreia do Baré na competição será no dia 25 de outubro, terça-feira, às 18h30, contra o Atlético Roraima, fazendo o primeiro clássico ‘Bareima’ na abertura da segunda rodada. (L.G.C)