Política

Eletrificação de vicinais será priorizada em emendas de 2017

Depois da maratona das eleições de 2016, o deputado federal Edio Lopes (PR), acompanhado da prefeita eleita de Mucajaí, Dona Nega, percorreram durante três dias mais de 80 km de estradas vicinais pelo interior do município. O objetivo foi fazer um levantamento a fim de elaborar proposta de implantação de rede elétrica rural nas regiões visitadas.

“A situação do interior do nosso município está caótica. Centenas de famílias ainda se encontram isoladas sem energia elétrica e queremos mudar isso”, afirmou o parlamentar. Segundo ele, esse levantamento é primordial para que faça sua indicação de emenda parlamentar junto ao Orçamento de 2017, o que deve acontecer até dia 20 de outubro.

A equipe técnica, que acompanhava o deputado e a prefeita eleita, iniciou o levantamento para implantação de energia na Vicinal 27, da região de Apiaú. “Só neste primeiro percurso, constatamos que serão necessários mais de 11 km de rede de energia para implantação de subestações [transformadores] que levarão energia até as residências”, disse Lopes.

Durante os três dias de visitas, foram realizados levantamentos em 15 vicinais entre as vilas Apiaú, Penha, Samaúma e Vila Nova, o que totalizou a necessidade de mais de 70 km de rede elétrica para atender todas as vicinais percorridas. Ainda segundo esse levantamento, seria necessária a implantação de quase 200 sustações para que a energia chegue às moradias.

O estudo preliminar feito pelos técnicos, com base nos preços praticados na região, considerando os limites do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi), aponta que serão necessários recursos na ordem de aproximadamente R$ 4 milhões.

Após o levantamento, a expectativa é que sejam beneficiadas as vicinais: