O Estado de Roraima registrou 178 furtos e 227 roubos de aparelhos celulares somente entre os meses de janeiro a maio deste ano, segundo dados da Secretaria da Segurança Pública (Sesp). Os dispositivos seguem sendo o principal alvo dos bandidos que praticam assaltos com ou sem emprego de violência.
Apesar de alarmante, as estatísticas vêm diminuindo ao longo dos anos. Em 2015, de acordo com a Sesp, foram registrados 372 furtos e 317 roubos.
Em 2014, foram furtados 691 aparelhos e roubados 673. No ano de 2013, segundo dados estatísticos, 673 aparelhos celulares foram furtados e 474 roubados em todo o Estado.
O levantamento é feito a partir de informações em boletins de ocorrências da Polícia Civil registrados na Capital e nos municípios do interior. Em dados gerais, de janeiro a maio de 2016 foram cometidos 692 furtos, e 241 roubos em Roraima. Em todo ano passado foram 2.239 furtos, e 813 roubos.
Em março, o sistema de cadastro de celulares bloqueados foi expandido pelas operadoras de telefonia móvel no País. Foram investidos R$ 2 milhões para incluir novas funcionalidades e facilidades para os clientes no sistema que registra os celulares bloqueados por roubo, furto ou extravio no Cadastro de Estações Móveis Impedidas (Cemi).
PM – Em nota, o Comando-Geral da Polícia Militar de Roraima informou que o policiamento para inibir a criminalidade continua sendo realizado normalmente nas áreas leste e oeste da capital. “São lançadas diariamente viaturas no serviço de Radiopatrulhamento, corredor comercial e bancário e a viaturas de reforço setorial que atuam em todas as subáreas, nas ocorrências de grande vulto e em apoio ao policiamento ordinário. Além das viaturas da segunda malha, composta pelas equipes de Força Tática e motocicletas do Giro [Grupamento de Intervenção Rápida Ostensiva] que reforçam o policiamento ordinário em toda a Capital”, afirmou. (L.G.C)