Polícia

Homicida procurado há 10 anos é preso no Baliza

O foragido da Justiça Izaqueu de Jesus dos Santos, 34 anos, vulgo “Zaqueu”, foi preso na manhã da última sexta-feira, dia 07, no município de São João da Baliza, sul do Estado. Ele é acusado de ter matado uma pessoa no dia 18 de julho de 2004. O mandado de prisão preventiva contra ele foi decretado em fevereiro de 2012.
Segundo o chefe da Dicap (Divisão de Inteligência e Captura), da Sejuc (Secretaria de Justiça e Cidadania), Roney Cruz, a localização e prisão do foragido foi possível após um trabalho conjunto entre a Dicap, a Inteligência da PM (Polícia Militar) e o empenho de policiais militares e civis daquele município.
Assim que as equipes viajaram para o município, localizaram a residência de Zaqueu e depois de certificarem-se de que era ele mesmo, deram-lhe voz de prisão. Na casa onde ele estava homiziado, foi localizado ainda, munição e dinheiro.
Há anos ele vinha utilizando um nome falso, identificando-se como Izaque de Jesus dos Santos. Só que isso não impediu o trabalho da equipe, pois a fotografia dele anexada ao mandado no Banco Nacional de Mandado de Prisão foi fundamental para que mais um crime não ficasse impune.
A Dicap também possui um dos mais completos bancos de dado de foragidos da Justiça e de todos os homens e mulheres já presos no Estado.
A prisão preventiva contra Zaqueu foi decretada pela 7ª Vara Criminal da comarca de Boa Vista através da juíza de direito Lana Leitão Martins de Azevedo.
As equipes continuam em toda aquela região trabalhando na identificação, localização e prisão de outros foragidos da Justiça e do sistema prisional do Estado. Informações anônimas podem ser repassadas pelos telefones 190 ou 181.