Cotidiano

Sindicatos vão promover reunião nesta sexta-feira

Na ação, entidades farão um raio-x da situação financeira do Estado

Nesta sexta-feira, 14, entidades sindicais vão promover uma coletiva onde farão um raio-x financeiro de Roraima. A ação será a partir das 15 horas, no auditório do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte em Roraima (Sest/Senat RR), no bairro Liberdade, zona Oeste da capital.

Na ocasião, os sindicatos pretendem provar que o Poder Executivo poderia ter honrado os salários dos servidores públicos de forma integral. A reunião contará ainda com a presença do ex-secretário da Fazenda (Sefaz), Kardec Jackson.

“Na terça-feira, 11, o sindicato ingressou com um mandado de segurança junto ao Tribunal de Justiça (TJRR) com o objetivo de fazer com que o Governo pague os nossos salários de forma integral e na reunião de amanhã, nós vamos apresentar planilhas que provam que o Governo tem condições efetuar o pagamento dos servidores de forma integral. É inadmissível que eles tenham tomado essa decisão”, destacou o presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Roraima (Sindpol), José Nilton.

Ainda segundo Nilton, a ação contará com a presença de representantes do Sindicato dos Trabalhadores Civis Efetivos de Roraima (Sintraima), Sindicato dos Agentes Penitenciários de Roraima (Sindape), Sindicato dos Fiscais de Tributo de Roraima (Sinfiter), Associação dos Policias Militares e Bombeiros de Roraima (APBM), Sindicato dos Profissionais em Enfermagem (Sindiprer), e Sindicato dos Farmacêuticos de Roraima (Sindafarr).

“É fato que herdaram o Executivo Estadual endividado, só que eles tinham que ter tomado medidas para equacionar essa problemática, fazendo cortes, extinguir secretarias inúteis e várias outras ações que poderiam dar mais equilíbrios aos gastos públicos. Infelizmente não tiveram esse planejamento, deixaram a situação sair do controle e agora estamos todos nesta situação lastimável”, pontuou.