Cultura

Cegueira afeta 1,2 milhões de brasileiros

Oftalmologistas explicam quais são as principais causas da cegueira

Hoje, no Brasil, há mais de 1,2 milhão de cegos. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que entre 60% e 80% dos casos de cegueira são evitáveis e/ou tratáveis. Isso significa que quase 700 mil brasileiros que são cegos poderiam estar enxergando se tivessem recebido tratamento adequado e em tempo adequado. Por isso, o acesso ao atendimento médico oftalmológico é decisivo para alterar as condições de saúde ocular do povo brasileiro.

De acordo com os especialistas Marcelo Moura e Eloisa Klein, a Organização Mundial de Saúde se uniu a outras instituições globais para, ao menos um dia por ano, chamar a atenção de toda a sociedade para os perigos da cegueira evitável.

O Dia Mundial da Visão é comemorado todos os anos na segunda quinta-feira do mês de outubro.  Nesta data, em todo o planeta, médicos, pacientes, autoridades e comunidades realizam ações de conscientização e esclarecimento para que todos reflitam sobre como responder à seguinte pergunta: o que está ao nosso alcance fazer para que até 2019 tenhamos reduzido em 25% o total de cegos por causas que poderiam ser evitadas?”explicou a especialista Eloisa Klein.

Segundo eles, o Direito de Ver é uma iniciativa global para eliminar as causas de cegueira, e provar que a doença é evitável. Um programa em conjunto da Organização Mundial de Saúde e da Agência Internacional de Combate à Cegueira.

A iniciativa foi lançada em 1999 e visa promover:

“Um mundo onde ninguém seja acometido por cegueira evitável e àqueles que sejam cegos seja proporcionado um ambiente para que desenvolvam seu potencial pleno”, relatou o oftalmologista Marcelo Moura.

Campanha

Atualmente, a campanha visa reduzir em 25% o número de cegos evitáveis até 2019 com base no ano de 2010. Hoje, estima-se que haja no mundo 285 milhões de pessoas cegas ou com baixa visão e destes, 80% poderiam ser prevenidos ou tratados.

“Erros de refração não corrigidos são a principal causa de baixa visual, além da catarata, que é a principal causa de cegueira. Em Roraima, podemos destacar como causas de cegueira e baixa visual os erros de refração não corrigidos, a catarata, o glaucoma, a retinopatia diabética, o tracoma e a oncocercose”, finalizou Eloisa.