Esporte

Treinando em colégio militar, Rio Negro aposta no entrosamento da base para a disputa da competição

Galo da Capital vem treinando há cerca de três meses para o estadual de futebol amador

Ao contrário dos outros cinco times concorrentes na disputa pelo título do Campeonato Roraimense Sub-20 de Futebol Amador, que inicia na próxima sexta-feira, 22, o Atlético Rio Negro abriu mão da contratação de jogadores de outros estados e apostará na força das divisões de base para jogar a competição.
 
O galo da Capital, como é carinhosamente chamado pelos torcedores, contará com 31 jogadores para o estadual da categoria, todos formados na base do time, e vem treinando há pouco mais de três meses no campo da Escola Estadual Elza Breves, no bairro Senador Hélio Campos, onde também estudam boa parte dos jogadores.
 
“Já vínhamos nos preparando desde antes do anúncio do campeonato. Temos a nossa base do clube amador aqui em Boa Vista e estávamos treinando firme e forte desde julho, em um campo de futebol society da escola”, disse o treinador da equipe, Jackson Borges, que também trabalha como professor no colégio militar.
 
Segundo ele, todos os atletas do time são de Boa Vista. “São todos do Estado e formados na base do time. É um elenco que vem subindo de categoria, muitos começaram na base no sub-12 e chegaram agora ao sub-20 para a disputa do estadual”, destacou.
 
O treinador afirmou que a convivência em um ambiente militar ajudou na disciplina dos jogadores. “A maioria dos atletas estudam nessa escola. A disciplina melhorou bastante depois que passou a ser militarizada e, depois disso, vamos tentando unir o útil ao agradável”, explicou.
 
Com a evolução dos treinamentos e com o time entrosado, o treinador já tem em mente os jogadores que vão iniciar a competição como titulares, na formação 4-4-2. São eles: Jarlison (goleiro), Pereba (lateral-direito), Chico e Nem (zagueiros), Catita (lateral-esquerda), Alexandre e França (volantes), Esquerdinha (meia direita), Caíque (meia esquerda), e Lohan e Alex (atacantes).
 
“A expectativa é boa. Vamos encarar logo de cara o atual campeão, São Raimundo-RR, mas a preparação foi boa e vamos tentar fazer uma boa partida. Temos uma boa base como ponto forte e confiamos no entrosamento que o time já tem”, ressaltou Borges.
 
O campeonato dará ao time campeão as vagas para a Copa Norte Sub-20 de 2017 e Copa São Paulo de Futebol Junior 2018. “Primeiro vamos buscar fazer o dever de casa, jogo a jogo, e assim ganhar o campeonato e seguir em frente para buscar essas vagas”, disse.
 
Para conseguir o feito, o Rio Negro terá que quebrar a hegemonia do atual tricampeão do estadual sub-20, o São Raimundo-RR. “Não posso dizer que temos vantagem sobre os outros times por conta do trabalho de base. Temos garotos novos e acho que o nosso principal rival será o São Raimundo, que são os favoritos por já terem mais estrutura. Nós somos os patinhos feios”, frisou.

O Rio Negro estreia na competição nesta sexta-feira, 22, contra o São Raimundo, às 18h25, na Vila Olímpica Roberto Marinho.