Os nadadores roraimenses Álvaro Barbosa, Felipe Costa e Kamilli Carvalho conquistaram nove medalhas para o Estado no Campeonato Amazonense de Natação 2016, realizado na sexta-feira, 14, sábado, 15, e domingo, 16, na piscina do clube do Serviço Social da Indústria (Sesi), em Manaus.
A competição foi disputada em quatro etapas. Na 1ª etapa, que ocorreu na noite de sexta-feira, o nadador Álvaro Barbosa conquistou a prata na categoria juvenil na disputa dos 1.200 metros nado costas, com o tempo de 2 minutos, 39 segundos e 22 centésimos. Foi a primeira vez que o atleta disputou essa prova.
Já a nadadora Kamilli Carvalho, da categoria mirim, que aprendeu a nadar em janeiro deste ano, conquistou o 3º lugar e ficou com o bronze nos 200 metros nado livre, com o tempo de 3 minutos, 38 segundos e 10 centésimos, abaixando em sete segundos a sua melhor marca. A atleta ainda conquistou um quinto lugar nos 50 metros nado costas, com o tempo de 56 segundos e 82 centésimos.
Na 2ª etapa da competição, realizada na manhã de sábado, Roraima conquistou mais três medalhas, sendo duas pratas e um bronze. Felipe Costa, da categoria Senior, e Álvaro Barbosa, conquistaram o 2º lugar nas disputas dos 400 metros Medley e 100 metros nado costas, respectivamente. Kamilli Carvalho ficou com a 3ª colocação nos 50 metros nado peito.
Na 3ª etapa, que ocorreu na tarde de sábado, Felipe Costa e Álvaro Barbosa conquistaram mais duas pratas, nos 200 metros nado peito e 1.200 metros nado Medley, respectivamente.
Já a 4ª etapa, realizada no domingo, reservou mais duas medalhas aos nadadores roraimenses, entre elas o ouro, conquistado por Felipe Costa, nos 200 metros nado borboleta, e a prata, que ficou com Álvaro Barbosa, nos 1.400 nado livre, que ainda conquistou um título individual de nadador mais eficiente da competição.
Os atletas que representaram Roraima na competição competem pelo Sindicato dos Policiais Civis do Ex-Território de Roraima (Sindpol). “Esse é um campeonato onde todos os atletas de clubes da Federação Amazonense de Esportes Aquáticos nadam. É uma competição de nível mais forte do que as que ocorrem em Roraima, principalmente pela qualidade e quantidade de atletas que participam”, destacou o treinador dos atletas, Silvio Monteiro.
Segundo ele, a competição serviu para elevar o nível técnico dos nadadores de Roraima e prepará-los para outras competições. “Selecionei os atletas em condições de disputar de igual para igual com os outros nadadores. Álvaro e Kamilli nunca tinham nadado esse campeonato”, disse. (L.G.C)