Polícia

Homem que atirou em mãe e filho no Sílvio Leite é preso

Em cumprimento a mandado de prisão preventiva expedido pelo juiz da 1a Vara do Júri, a Polícia Civil, por meio da Equipe da Delegacia Geral de Homicídios, prendeu, na manhã do sábado, dia 15, Antônio Ribeiro da Silva, de 40 anos, autor de duas tentativas de homicídio praticadas contra Rosilene da Silva Magalhaẽs, de 54 anos, e seu filho, Manoel Magalhães Rodrigues, de 19 anos.

Eles foram alvejados por disparos de arma de fogo no dia 25 de setembro deste ano, no bairro Silvio Leite, na zona Oeste da Capital, em frente à própria residência. Antônio aproveitou que eles estavam fora casa e, sem dizer nada, apontou a arma e atirou. O autor dos disparos alegou ter adquirido a arma de fogo cinco meses antes do crime para defender a si e a sua família.

“O que ele queria era matar o rapaz alegando que teria praticado alguns furtos em sua residência. Adquiriu a arma de fogo no intuito de se livrar dos furtos e porque havia sido ameaçado. Realmente ele teve a intenção de matar a vítima Manoel”, disse a delegada titular da Delegacia Geral de Homicídios (DGH), Miriam Di Manso.

A delegada afirma que a polícia está investigando Manoel como provável autor de furto. No entanto, Antônio se fez de vítima para justificar que agiu porque a polícia não resolveu o caso antes. “Mas temos uma discrepância quanto as causas dos crimes. Os furtos são crimes contra o patrimônio, e pelo que se verificou, nada de valor significativo foi subtraído desse cidadão, que cinco meses antes do fato, de forma premeditada, adquire a arma e, na oportunidade que ele achou conveniente, efetuou os disparos para ceifar a vida do rapaz e a mãe, na tentativa de defesa do filho, entrou na frente e acabou sendo alvejada também”, destacou.

O quadro de saúde de Rosilene é delicado e ela continua internada em estado grave na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Geral de Roraima (HGR). O filho teve lesões mais leves e foi liberado da unidade de saúde no mesmo dia em que foi atendido pela equipe médica.

“E aí fica o aviso: se você é vítima de crime, precisa deixar a polícia fazer o seu trabalho porque, em tese, ele alega que ocorreu uma inversão e uma injustiça pelo fato de ele ser vítima do furto e estar preso. Mas nós estamos falando de um crime contra o patrimônio e de um crime contra a vida. A senhora Rosilene não fez absolutamente nada e não pode ser responsabilizada pelos eventuais crimes que o filho tenha cometido”, acrescentou a titular da DGH.

Quando interrogado, Antônio declarou não estar arrependido de ter tentado matar o jovem, arrependendo-se apenas de ter alvejado a mulher. O acusado foi preso no bairro Sílvio Leite, em seguida foi submetido a exame de integridade física e recolhido às dependências da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), na zona Rural de Boa Vista. (J.B)