Entretenimento

Empresária vence preconceito ao ingressar em um segmento dominado por homens

Na Folha do Empreendedor de hoje você vai conhecer a trajetória da jovem empresária Luana Luar Rodrigues Lima, que construiu sua carreira no comércio e estabeleceu-se no meio empresarial superando grandes desafios, tanto na vida pessoal quanto na profissional. O maior deles foi, sem dúvidas, a morte prematura do pai e a necessidade de ter que assumir o negócio da família aos 18 anos e enfrentar um mercado dominado por homens, além do preconceito e desconfiança dos próprios clientes pela pouca idade.
Na década de 90, a fama da abundância do ouro no norte do País provocou uma verdadeira ‘corrida do ouro’ para essas regiões. A descoberta do precioso metal e a abertura de novas minas trouxe trabalhadores e garimpeiros de várias partes do País, um deles foi o pai de Luana Luar Rodrigues Lima, Raimundo Gomes Lima, mais conhecido como Ray, que veio para Roraima com o sonho de melhorar de vida junto com a família.
Luana, que nasceu em Manaus (AM), chegou a Roraima ainda criança, com apenas um ano de idade. Seu pai, comerciante, dividia-se entre o trabalho na área de garimpo, na extração do metal, e no comércio em Boa Vista. Com o fechamento dos principais garimpos da região, seu pai se dedicou apenas ao comércio e abriu, em 1996, uma pequena loja para revender joias pré-fabricadas, comercializar o ouro de mina, ou seja, o metal in natura, empreendimento que deu origem à Joalheria Brilhante.
Nesta época, um dos locais preferidos da pequena Luana era a loja. Além de ficar na companhia do pai, podia ver como era a rotina de trabalho dele e aprender apenas observando. “Meu pai sempre me trazia para a Joalheria e eu gostava de vê-lo trabalhar, atender as pessoas, ouvir as conversas sobre o garimpo… Fui criada neste ambiente”, relembra.
Envolvida com as atividades da joalheria, aos 12 Luana já era a vendedora da loja, responsabilidade que assumiu apesar da pouca idade. “Levava à sério o trabalho. No período da manhã, trabalhava; e à tarde, ia para escola”, assegura.
Confessa que o sonho do seu pai era que ela e a irmã mais nova dessem continuidade ao empreendimento da família e por isso a incentivava a participar e cooperar no negócio. “Ele [pai] sempre dizia que seu sonho era que assumíssemos a loja e convencia-nos que a empresa era um patrimônio da família”, contou.
O que Luana não esperava era que o sonho do pai se realizasse tão cedo e de forma tão trágica. Um acidente de trânsito, em 2006, vitimou seu pai, fato que a conduziu, inesperadamente, ao comando da empresa. Aos 18 anos, Luana assumiu o negócio da família com a missão de dar segmento a uma empresa consolidada e que já estava há mais de dez anos no mercado.
“Como já tinha conhecimento do negócio e estava habituada, não tive grandes dificuldades em gerenciar a empresa, mas confesso que aprendi muita coisa na prática”, admite.
A nova realidade a obrigou a fazer uma mudança abrupta dos seus planos pessoais, inclusive ter que abandonar o curso de Técnica em Laboratório para se dedicar, exclusivamente, à administração da Joalheria. “Assumi outro importante papel: o de ser a provedora da família. Pois dependíamos exclusivamente da renda da loja”, recorda.
Mesmo atravessando este drama familiar e tendo que superar a ausência do pai, Luana precisou enfrentar outros grandes desafios: o preconceito e a desconfiança dos fornecedores e até dos clientes. “Enfrentei inúmeros preconceitos. Primeiro, por ser mulher, jovem e nova no segmento”, contou.
A dúvida quanto à capacidade e sua palavra em honrar compromissos assumidos chegou a interferir nas finanças da empresa. “Não davam crédito e não confiavam que pagaria as dívidas. Muitos clientes tinham receio de encomendar serviços porque duvidava da nossa capacidade.  Mas mantive todos os clientes do meu pai, alguns se tornaram amigos da família e conquistei, aos poucos, a confiança de novos fornecedores e clientes”, orgulha-se.
Para vencer a desconfiança e manter em pé o negócio da família, o primeiro passo foi focar na capacitação, por isso concluiu o curso superior em Administração, e atualmente complementa a formação com uma pós-graduação em Gestão Empresarial.  Concorda que a excelente habilidade e facilidade de comunicação a auxiliou com as vendas e atendimento aos clientes.
A organização pessoal e o controle financeiro dos gastos são outras características da sua personalidade que foram fundamentais para a nova função. Confessa que não teve dificuldade em assumir a parte gerencial da empresa devido ao seu perfil: “Muito controlada e organizada com os compromissos para manter as contas da loja em dia”, avalia.
A loja passou a ser dirigida por ela com o auxílio de um ourives. Mesmo com equipe reduzida e sem recursos para grandes investimentos, disse que ainda promoveu algumas mudanças na loja. “No início, a loja e uma mini fábrica funcionavam quase no mesmo espaço. Reformei o prédio, ampliei e dividi o salão, troquei vitrines e trouxe novos produtos, como os relógios”, informou. Um investimento significativo foi a informatização de todo o estoque da loja e a implementação de um fluxo de caixa digitalizado. “Aprendi muita coisa com o meu pai, mas fui estudar, porque gostava e precisava conhecer sobre negócios e administração de empresa, por isso fiz cursei Administração. Primeiro por necessidade, mas identifiquei-me e hoje adoro minha profissão”, justifica.
Joalheria fabrica joias personalizadas com criações próprias ou sob encomenda
Um furto em 2008, onde foi roubada toda a mercadoria da loja, quase a levou a desistir do negócio. Acostumada a superar desafios, a empresária recomeçou do zero com ajuda de parentes e amigos. “Era na semana do Dia das Mães, a segunda melhor data para o comércio depois do Natal e quase desisti de continuar, pois ficamos sem nada. Porém, não poderia desistir, pois não sei fazer outra coisa, essa é a minha área de atuação”, reconhece.
Para recomeçar, renegociou dívidas com fornecedores e clientes e, aos poucos, quitou as faturas e fez novos investimentos, ampliou o estoque de mercadorias, aumentou a oficina e o número de encomendas. “Passei a vender relógios e estojos de veludo para joias”, completou.
Nessa fase de recomeço, a empresária investiu pesado no serviço de fabricação de joias personalizadas. “O cliente tem uma ideia de aliança e junto com ele analisamos como podemos atender seu pedido e oferecemos alternativas. Nosso ourives é um dos melhores do mercado, além de criativo, ele tem grande habilidade nesta arte”, ressaltou.
Informou que a Joalheria possui um catálogo com mais de 100 modelos de brincos, anéis, alianças, peças exclusivas da criação própria da loja.  “Estamos sempre pesquisando na internet novas tendências de fabricação, novos modelos e novidades do mercado nesta área”, confirmou.
Para os clientes que desejam conhecer os produtos da loja, recomenda que consulte o catálogo online que está disponível na página da Joalheria no www.facebook.com/brilhantejoalheria ou no instagram @brilhantejoalheria.  A empresária mantém atualizada a página e costuma postar nas novas criações e sugestões de presentes da loja.
A Joalheria Brilhante vende relógios, joias pré-fabricadas à pronta entrega, peças em prata e fabrica peças por encomenda, como: brincos, anéis de formatura com pedras, alianças, gargantilhas com nomes manuscritos, cordões, pulseiras, braceletes femininos e masculinos, pingentes em geral e de times em alto relevo, argolas, além de oferecer serviços de consertos.   A Loja aceita todos os cartões e o pagamento é facilitado em até seis vezes.
“Atualmente a empresa possui duas vendedoras que auxiliam os clientes nas compras e confecções das peças, primando sempre pelo bom atendimento, que é o seu diferencial”, declarou.
A Joalheria Brilhante fica localizada na av. Bejamin Constant- 1727- D, Centro.  Funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e aos sábados das 8h às 13h. Telefones para contato: (95) 3224 – 0011 / 99126 – 1521 (Wattsapp), tanto para encomendas como para reservas e consultas. E pela internet: www.facebook.com/brilhante joalheria ou no instagran @brilhantejoalheria. E-mail: [email protected]
PERFIL
Nome Completo: Luana Luar Rodrigues Lima Estado Civil: Solteira Idade: 26 anos Filhos: Sem filho
Por que investir em Roraima? Meu pai escolheu Roraima por ter um mercado promissor e tinha o sonho de melhorar de vida. Demos continuidade ao seu sonho.
Momento Inesquecível: É a nossa capacidade de recomeçar.   O melhor da vida empresarial: O contato com os clientes, poder auxiliá-los na escolha de uma joia que será um presente especial ou marcará um momento único dos clientes, e é com orgulho que hoje dou continuidade ao empreendimento do meu pai.   O que é ser empreendedor? Não desistir diante dos obstáculos, persistir nas metas e correr atrás. E acima de tudo, manter-se no mercado.   Qual o segredo para fidelizar um cliente? Temos uma garantia estendida de um ano com direito a manutenção, limpeza, polimento e a gravação e reposição de pedras.   Que conselho você daria a alguns que queiram montar o seu próprio negócio? O primeiro: Conheça seu produto, o público, faça um plano de negócio, e, acima de tudo, tenha comprometimento.   Qual o diferencial de sua empresa? Prezamos muito nosso atendimento, temos preço diferenciado e as facilidades do pagamento.
Qual sua próxima meta? Ampliar a variedade e mix de mercadorias e oferecer produtos como óculos de sol, artigos de presente, entre outros.
[email protected]