Cultura

9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos exibe filmes com entrada franca

O evento subdivide-se em três: a mostra competitiva; a seção "Memória e Verdade"; e o projeto "Inventar com Diferença"

Filmes com temáticas sociais e humanas serão exibidos gratuitamente durante a 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, que acontece de 17 a 22 de novembro, no Cinesesc Mecejana. A abertura acontece no dia 17, às 19 horas, com a exibição do filme “Que Bom te Ver Viva” (1989), da diretora Lúcia Murat. Durante o resto da semana, a sessão será sempre a partir das 14h.
A Mostra é realizada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e com produção local da Amazônia Comunicação e Eventos. Vinte e quatro filmes da Ásia e da África, além de obras da América do Sul, serão exibidos no formato de competição. O objetivo dos organizadores é ampliar o diálogo entre países do Hemisfério Sul pela ótica dos Direitos Humanos. O público poderá votar no filme que mais agradou.
Entre os filmes exibidos está o filme brasileiro ‘Hoje Não Quero Voltar Sozinho’, que pode ser um dos indicados ao prêmio de melhor filme estrangeiro no Oscar 2015,  
“Memória e Verdade”
A sessão aborda os 50 anos do golpe militar e sua repercussão nos dias de hoje. A cineasta Lúcia Murat é a homenageada desta edição, que exibe em sua abertura o filme “Que Bom te Ver Viva” (1989), segundo trabalho da diretora e o primeiro dela realizado após o fim da ditadura. Outras três obras da cineasta também integram a programação: “Doces Poderes” (1996), “Brava Gente Brasileira” (2000) e “Uma Longa Viagem” (2011).
“Inventar com Diferença”
O projeto apresenta sete filmes realizados por crianças de escolas públicas de todo o Brasil. Cerca de 5400 professores receberam formação audiovisual com quatro estudantes de graduação de cinema para desenvolver, com seus alunos, trabalhos audiovisuais com a temática: cinema, educação e direitos humanos.
O diferencial da mostra é o projeto “Democratizando”, que abre inscrições para qualquer coletivo, como Pontos de Cultura, cineclubes, escolas e outros estabelecimentos em condições de realizar exibições cinematográficas. Essas instituições podem receber, pelo correio, kit com a programação completa da 9ª MCDH.