Polícia

Comitiva do Depen vem a Boa Vista fazer relatório sobre sistema prisional

Vinda do grupo foi motivada pela situação em que se encontra o sistema prisional depois de dez mortes em briga de facções na Pamc

Uma comitiva do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) do Ministério da Justiça chegou ontem a Boa Vista para elaborar um relatório sobre a situação do sistema penitenciário roraimense. O grupo desembarcou no Aeroporto Internacional de Boa Vista Atlas Brasil Cantanhede, por volta de 13h, com a meta de realizar uma visita de diagnóstico da Cadeia Pública de Boa Vista, alvo de tumulto, e da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), onde houve a morte de dez presos, no domingo.

As visitas começaram logo após o desembarque, às 14h, na Cadeia Pública, localizada no bairro São Vicente, zona Sul. Lá, o Depen se reuniu em particular com a juíza do Tribunal de Justiça do Estado de Roraima (TJRR) Graciete Souto Maior. Após isso, o grupo seguiu para a Penitenciária Agrícola, localizada na zona rural de Boa Vista.

Segundo informações do Ministério da Justiça e Cidadania, o objetivo principal da visita é reunir os diálogos e avaliações conjuntas entre os técnicos dos governos Federal, Estadual e Municipal. Além disso, quer contar com a participação da sociedade civil, com o intuito de fornecer subsídios à elaboração de um Plano de Apoio ao Estado. A medida foi tomada em razão da briga entre facções criminosas que ocorreu na PAMC, na tarde de domingo, conforme foi noticiado pela Folha.

Durante as visitas, a equipe do Depen, formada pelos servidores Letícia Maranhão Matos e Pablo Moreira de Carvalho, foi acompanhada por membros da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc). Após as visitas, o grupo se reuniu com o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado (Sindape) para ouvir também os profissionais que atuam na linha de frente dos presídios. (A.G.G)

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.