A Polícia Militar de Roraima, com a finalidade de aperfeiçoar as ações de policiamento no interior, por meio do Comando de Policiamento do Interior (CPI), está implantando duas novas companhias, que serão sediadas nos municípios de Boa Vista e Bonfim, além de realizar adequações nos comandos das unidades que atendem aos demais municípios.
Conforme o comandante-geral da PM, coronel Dagoberto Gonçalves, as mudanças foram realizadas com base na área de abrangência geográfica das companhias. A implantação de mais duas unidades irá possibilitar uma proximidade maior entre o comando, a tropa e a sociedade.
“A implantação de novas companhias facilitará o planejamento das ações voltadas tanto para missões de policiamento ostensivo, quanto de preservação, bem como intensificar o policiamento de fronteiras. A criação destas unidades tem por objetivo promover a adequação das atuais estruturas organizacionais de nossa Corporação e das atividades das Companhias que compõe as unidades do Interior”, destacou o comandante.
As trocas de comandos acontecem desde a segunda-feira, 24, nas sedes das companhias, com a presença do comandante da CPI, coronel Waney Vieira Filho.
Conforme o coronel Waney, a presença de oficiais em todas as localidades do Estado vai ajudar no controle, coordenação e planejamento das ações da Polícia Militar, diminuindo a distância entre as autoridades municipais, estaduais e, em alguns casos, as federais que tenham presença em alguns municípios. Essas alterações também irão facilitar as ações administrativas.
“As adequações irão aprimorar, principalmente, nas questões de proximidade com a sociedade e com os órgãos públicos que atuam naquelas localidades, pois, desta forma, poderemos implantar muito mais projetos de policiamento comunitário, fazendo com que a comunidade tenha mais confiança e respeito pela instituição, que tem por princípios servir e proteger a sociedade”, enfatizou Waney.
ESTRUTURAÇÃO – Atualmente, seis Companhia Independente de Polícia Militar de Fronteira (IPMFron), constituem o CPI. A 1ª CIPMFron tem como sede Pacaraima, na fronteira com a Venezuela, Norte do Estado, que com as mudanças diminuiu sua área de abrangência, atendendo aos municípios de Amajari, Norte, e Uiramutã, Nordeste.
A 2ª CIPMFron está localizada em Caracaraí, Centro-Sul do Estado, e atende as demandas do vizinho Município de Iracema. Segundo o comandante do CPI, o comando está articulando a implantação de mais um grupamento de Força Tática, que dará suporte de policiamento especializado na região.
O Município de Rorainópolis, Sul do Estado, é a sede da 3ª CIPMFron, que atende o eixo sul da BR-174, do Km 500 até a divisa com o Estado do Amazonas, além de manter um núcleo de Força Tática no município e pelotões nas vilas de Jundiá e Nova Colina.
“Entre as principais mudanças está a criação das 4ª e 5ª Companhias de Fronteira. A Capital é a sede da 4ª Companhia, que além de atender a área rural do Município de Boa Vista, passou a atender também os municípios de Cantá [Centro-Leste], Mucajaí e Alto Alegre [ambos a Centro-Oeste]. A 5ª Companhia é sediada em Bonfim e passou a abranger o Município de Normandia [ambos a Leste do Estado]”, esclareceu Waney.
Ainda segundo o comandante, a 6ª CIPMFron permanece atendendo ao eixo da BR-210, que compreende os municípios de São Luiz, São João da Baliza [ambos no Sul do Estado] e Caroebe [a Sudeste], principalmente no trecho da Vila Entre Rios. (J.B)