Entretenimento

Motociclista viaja pela América do Sul com o cão ao lado

Joaquim Lagos, de 27, e seu cão, Balón, viajam juntos em uma motocicleta vespa pelas estradas da América do Sul

Chegar à Costa Rica e assistir ao sol nascer no Oceano Atlântico e se pôr no Oceano Pacífico, esse é o objetivo da viagem de Joaquim Lagos, de 27, e seu cão, Balón, que saíram da cidade de Concón, no Chile, para uma grande aventura.

A viagem já passou pela Argentina e dezoito estados do Brasil. Em seguida, os aventureiros irão para a Venezuela. Segundo ele, a viagem começou com sua melhor amiga, a cadela Kiara, que faleceu. Ele precisou voltar ao Chile para buscar Balón.

Segundo Joaquim, ou Juaco, como é conhecido, essa viagem é o principal projeto de sua vida.

“Quando era criança, um amigo me contou que seria possível assistir ao sol nascer no Oceano Atlântico e se pôr no Oceano Pacífico apenas no país da Costa Rica. Eu pensei que eu queria isso para a minha vida, ir até lá. E mais! Durante o caminho conhecer as pessoas, conhecer suas rotinas, seu sonhos e suas histórias”, relatou.

De acordo com Juaco, o roteiro não está pronto. A partir de cada cidade vizinha ele vai montando o trajeto. O melhor da viagem é fazer novos amigos.

“Quando a pessoa pega a estrada, de certa forma ela fica vulnerável e precisa de ajuda. Durante o trajeto pude contar com muita ajuda para mim e para o meu cachorro. Muitas pessoas doam, além de seu tempo, sua generosidade”, contou.

Formado na faculdade de Engenharia Comercial em Concón, ele juntou dinheiro para comprar a moto que era mais barata e segura para ele e o cachorro. Chegou a pensar em viajar de carro, mas o dinheiro não foi o suficiente.

“A moto realmente não nos deixa não mão. Foi por ela que conheci muitos lugares. Não gosto de falar mal”, disse.

Além de uma mochila com roupas e de Balón, ele carrega uma barraca, um saco de dormir e um anzol.

As aventuras da dupla são registradas no facebook, na página Kiara y Juaco. No espaço virtual, é possível ver fotos até com o presidente do Uruguai, Pepe Mujica. A página já tem mais de 1,9 mil curtidas.

Juaco deixou o contato para fazer amizades e para quem puder ajudá-lo com o cachorro. “Ele está há muito tempo sem ir ao veterinário e estamos esperando pela ajuda”, contou. Quem quiser entrar em contato, basta ligar para (92) 9510-2004.