Cotidiano

Mês é para que homens se atentem à saúde

Além do câncer de próstata, preocupação deve ser com doenças coronárias, derrame cerebral, câncer de pulmão e demências

A campanha Novembro Azul, que tem início hoje, dia 1º, tem o objetivo de conscientizar e sensibilizar os homens sobre a importância de cuidar da saúde de uma maneira global, tendo em vista que o diagnóstico precoce de algumas doenças aumenta as chances de cura e dão mais qualidade de vida ao indivíduo.

O urologista Mário Maciel disse que a finalidade da campanha não é somente se atentar ao câncer de próstata. “Hoje a gente sabe que o homem tem um alto índice de mortalidade por doenças coronárias, derrame cerebral, câncer de pulmão, demências e, depois, é que vem o câncer de próstata. Então, não devemos nos ater apenas a essa doença”, comentou.

Segundo ele, o homem deve fazer uma visita ao médico urologista a qualquer sinal que o perceba no seu corpo. “Principalmente se for algo no seu genital, no seu padrão urinário, no seu perfil sexual. Fazer o diagnóstico de uma maneira precoce é uma grande vantagem para evitar problemas antes que as coisas se agravem e o indivíduo perca o controle”.

Um dos expoentes do Novembro Azul é em relação ao câncer de próstata. “A gente recomenda para aqueles que têm histórico de câncer na família e são afro descendente que façam o check-up da próstata a partir dos 45 anos de idade. Já os que não têm histórico na família e são brancos, aconselhamos que façam o exame a partir do 50 anos”, acrescentou Maciel.

Existem três formas de avaliação da próstata: através de um questionário; exame de sangue; e o exame físico, que é chamado de toque retal. “O toque é um exame indolor e de suma importância para fazer uma avaliação da glândula, trazendo informações para nortear o que o homem deverá fazer posteriormente”, informou o urologista.

As pessoas que têm o controle do peso, que come muitas frutas, principalmente vermelhas e soja, têm uma predisposição menor a ter câncer de próstata. “Não que ele não terá, mas o risco é menor. A questão alimentar e a manutenção do peso são essenciais para tentar evitar o problema”, ressaltou.

DADOS – Em Roraima, de acordo com dados do Laboratório de Anatomia Patológica do Estado (Laper), foram diagnosticados 36 casos de câncer de próstata em 2014, 21 em 2015 e, até o momento, 20 em 2016, números que representam uma diminuição dos casos da doença.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), as consultas de rotina para este ou qualquer outro agravo devem começar pelos postos de saúde, onde um clínico geral vai avaliar o paciente e encaminhar para um especialista, se houver necessidade. Na Capital, estes atendimentos são realizados na Clínica Especializada Coronel Mota, que na especialidade de urologia disponibiliza uma média de 150 vagas por semana.

PROGRAMAÇÃO – Como parte da programação do Novembro Azul, a Sesau realizará uma oficina de lançamento e capacitação sobre o Guia do Pré-Natal do Parceiro e do Guia de Saúde do Homem para agentes comunitários de saúde, no dia 16 de novembro, no auditório da Coordenadoria-Geral de Vigilância em Saúde (CGVS).

Participarão da oficina os profissionais da Atenção Básica dos 15 municípios de Roraima incluindo médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde. O objetivo é dar mais um passo para a consolidação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem no Estado, melhorando a qualidade do serviço prestado à população masculina. (B.B)