Polícia

Homem incendeia casa para tentar matar ex-esposa no Santa Teresa

Policiais militares que atenderam à ocorrência decidiram ajudar a retirar objetos da casa para evitar avanço das chamas

Policiais militares foram acionados, na madrugada desta terça-feira, 1º, para atender a uma ocorrência de incêndio no bairro Santa Tereza, zona Oeste da Capital. Assim que chegaram ao local indicado, se eles depararam com as chamas que já consumiam parte do imóvel. Nenhuma pessoa ficou ferida na ação criminosa praticada pelo ex-marido da proprietária da casa. Ele foi ao local com a intenção de matá-la, mas, como não a encontrou, ateou fogo na moradia da família. Ele foi preso em flagrante.

O Corpo de Bombeiros foi acionado por populares que assistiam ao desespero da família que perdia tudo. Enquanto eles não chegavam, os policiais militares agiram para amenizar a situação. “Adentramos na casa em chamas, sem medir esforços, no intuito de procurar por vítimas ou feridos. Feita a varredura, num calor insuportável e com pouca visibilidade devido à fumaça, não encontramos vítimas. Observamos que na casa haviam muitos móveis e objetos capazes de abastecer a combustão do fogo, como colchões e móveis plásticos. Se o fogo ali chegasse, com certeza o incêndio tomaria proporções irreversíveis”, explicou um dos policiais.

Os policiais iniciaram a retirada dos itens que julgava serem atrativos para o fogo. “Tratamos de retirar o máximo de itens possíveis, inclusive uma botija de gás que já se encontrava bastante quente devido às chamas. Numa briga contra o tempo e o fogo, conseguimos amenizar o sinistro, que nos surpreendeu, tendo parte do telhado da casa desabado em nossas cabeças”, acrescentou.

Mesmo correndo risco, a guarnição não saiu ferida. “Graças ao nosso senhor escapamos por milímetros de sermos atingidos e não paramos até a chegada do corpo de bombeiros. Que com muita eficiência conseguiram conter as chamas e salvar a casa desta família, com nosso apoio”, destacou um policial militar.

Quando conversavam com a vítima, os PMs foram informados de que o incêndio havia sido criminoso e que o ex-marido, com ciúmes, ateou fogo na residência no intuito de fazer com que sua ex-esposa saísse de casa na hora do incêndio, para que ele pudesse agredi-la ou até mesmo matá-la. “Ao tomar conhecimento do fato, esta guarnição, com o apoio da viatura RB 1.5, começou a caçada ao infrator nas proximidades da residência,  conseguindo localizá-lo misturado aos populares que contemplavam a desgraça alheia”, destacou.

Segundo a polícia, dada a voz de prisão em flagrante, o sujeito reagiu e foi necessário o uso da força, com a necessidade de técnicas de imobilização para efetuar a prisão. “Feita a revista pessoal e encontrado uma faca com lâmina de aproximadamente 13 centímetros, que possivelmente seria usada para consumar delito contra a ex-esposa. Perguntado pela PM por que razão portava a arma, o homem  respondeu: ‘Desconfia? Estava tudo certo. Vocês estragaram tudo’”.

Diante dos fatos, o acusado foi conduzido à Central de Flagrantes do 5o Distrito Policial, onde foi ouvido pela autoridade policial de plantão, que lavrou o Auto de Prisão em Flagrante (APF) e o manteve detido em uma das celas da unidade policial até a manhã de ontem, quando foi levado para audiência de custódia. (J.B)