Alunos de escolas públicas de São Luiz do Anauá estão enfrentando problemas por conta da falta de transporte escolar. A questão foi denunciada na manhã desta quinta-feira, 03, durante protesto nas ruas do município, localizado na região Sul do Estado.
Além dos estudantes, a mobilização contou ainda com a participação de pais e professoras das unidades de ensino. Conforme informações obtidas pela FolhaWeb, o serviço foi interrompido há cerca de 20 dias, o que vem prejudicando principalmente os alunos que moram nas vicinais do município.
“É uma situação que afeta a todos, principalmente os alunos, que não estão podendo comparecer as aulas, por conta da falta do transporte escolar”, relatou pai de aluno que não quis se identificar.
Ainda segundo eles, a explicação dada para a origem do problema seria o rompimento de contrato entre a empresa prestadora do serviço com a Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seed).
“Segundo o que nos repassaram, foi o Estado que decidiu romper o contrato com a empresa, e enquanto isso, os alunos estão sem frequentar às aulas, porque não há uma previsão para que outra assuma os trabalhos”, destacou.
Vale destacar que essa não é a primeira denúncia relacionada a problemas no transporte escolar em município do interior do Estado. No dia 26 de outubro, a FolhaWeb publicou matéria falando da situação dos alunos das escolas Wenceslau Catossi e Nossa Senhora da Penha, localizadas em Mucajaí, na região Centro-Oeste.
Segundo a denunciante, outras localidades do Estado estariam enfrentando os mesmo problemas, já que, segundo o departamento de logística da Seed, as empresas prestadoras do serviço estariam sem receber do Governo.
O OUTRO LADO
À FolhaWeb, Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seed) esclareceu que não houve rompimento de contrato com empresas que prestam serviço de transporte escolar para o Governo do Estado.
A Secretaria ressaltou ainda que o Executivo Estadual está empenhando todos os esforços no sentido de promover o pagamento para as referidas empresas ainda nesta semana.