Cultura

Programação terá exposições fotográficas, palestras e mostra de vídeos

O destaque fica por conta da exposição 'Jardim de Makunaima I', o fotógrafo Jorge Macêdo

As atividades da Semana da Cultura começaram neste domingo, 6, durante a ExpoaRRte, no Parque Anauá. Nesta segunda-feira, 7, a programação continua com a inauguração de duas exposições fotográficas no hall do Palácio da Cultura Nenê Macaggi, na Praça do Centro Cívico, a partir das 18h, seguida de uma mostra de vídeos.

“O fotógrafo Jorge Macêdo apresentará ‘Jardins de Makunaima I’, e alunos do CAP-DV/RR (Centro de Apoio Pedagógico às Pessoas com Deficiência Visual) apresentam fotografias em alto relevo feitas por eles”, explicou Antônio Bentes, diretor de Promoção Cultural da Secult (Secretaria Estadual de Cultura).

Às 19h, na Videoteca Francisco Aragão, será realizada uma mostra de vídeos com temáticas locais.

Na terça-feira, 8, será projetado o filme ‘O Pequeno Príncipe’, baseado no livro de Saint-Exupéry, em audiodescrição voltado para alunos deficientes visuais.

“É um processo diferenciado de fazer cinema. Na quarta-feira, dia 9, também na Videoteca, teremos uma mostra de curtas-metragens produzidos por deficientes visuais”, disse Bentes, reforçando que o encerramento da programação será no domingo, 13, na ExpoaRRte  com o Sarau Poético com o poeta, escritor e jornalista Edgar Borges.

Além disso, haverá recreação infantil com desenho e pintura e uma aula de zumba.

EXPOARRTE – Para a artesã Claudenice Martins da Silva, ter um espaço na ExpoaRRte, significa uma renda extra que complementa o orçamento no fim do mês. “Todos os domingos estamos aqui. Vendo bastante porque o preço das peças é acessível”, disse.

Satisfação também para quem visita a feira. O contador José Domingos foi ao local com a família. “A ExpoaRRte é uma vitrine para mostrar o trabalho dos artesãos.

Isso valoriza a cultura, e para quem vem de outro Estado e quiser levar uma lembrança de Roraima pode encontrar aqui. Foi muito bom a governadora Suely Campos ter criado esse espaço”, parabenizou.

ZUMBA – Com bastante disposição para participar da aula de zumba que acontece todos os domingos durante a ExpoaRRte, a professora Joselane Brito conta que, com a correria do dia a dia, não sobra tempo para se exercitar.

“Fazer uma atividade física é uma recomendação médica e encontrei uma oportunidade para me exercitar e aprender a dançar zumba. É muito divertido”, comentou.