Cotidiano

Campanha Papai Noel dos Correios é lançada em RR

A Campanha Papai Noel dos Correios será lançada hoje, em Roraima. A abertura da Casinha do Papai Noel ocorrerá no Edifício Sede dos Correios, localizado na Praça do Centro Cívico. As cartas das crianças podem ser entregues até o dia 21 de novembro. As adoções e entregas dos presentes devem ser feitas até os dias 5 e 9 de dezembro, respectivamente. Segundo os Correios, quase 700 cartas já foram cadastradas. A expectativa para este ano é que sejam entregues 4 mil cartas.
O assessor da Coordenação de Atividades dos Correios em Roraima, Valdir Lopes, disse que a campanha tem mostrado o lado solidário das pessoas, que se comovem com as diversas histórias escritas pelas crianças. “É importante dizer que apenas nos últimos três anos os Correios no Brasil inteiro receberam quase 3,5 milhões de cartas. Dessas, selecionamos 2 milhões e conseguimos fazer com que a população adotasse 1,5 milhão de cartas, o que é um número bem expressivo”, informou.
Antes de adotadas, as cartas passam por um processo de seleção devido ao alto número de pedidos. “Qualquer criança pode participar da campanha, mas tudo é feito por meio de um critério em que, para serem selecionadas, as cartas devem ser de crianças com idade máxima de 10 anos. Além disso, elas devem estar cursando até o 5° ano do 1° grau”, frisou Lopes.
A pessoa que se interessar em apadrinhar uma carta deve se dirigir até as unidades dos Correios e escolher a que mais se identifique. “A adoção das cartas não podem ser feitas por e-mail nem telefone. Para preservar a identidade da criança e da família, não é permitida a entrega direta do presente. Para assegurar esse critério, nenhum endereço é informado ao padrinho”, esclareceu Lopes.
CAMPANHA – Realizada há 25 anos, a campanha tem como principal objetivo responder às cartas das crianças que escrevem ao Papai Noel e, sempre que possível, atender aos pedidos de presentes daquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
Em Roraima, a campanha existe desde 2001 e atende em média duas mil crianças. Neste ano, a prioridade é atender os 900 alunos da Escola Municipal Rujane Severiano dos Santos, localizada no bairro Alvorada,  indicada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura por se enquadrar no perfil da campanha. Crianças da sociedade em geral também podem participar.
ADOÇÃO – Os padrinhos que adotam as cartinhas providenciam os presentes solicitados pelas crianças. Qualquer pessoa pode adotar, basta escolher uma ou mais cartinhas na Casinha do Papai Noel e entregar o presente dentro do prazo estabelecido.
FUNCIONAMENTO – As cartas enviadas pelas crianças são lidas, selecionadas e cadastradas em sistema próprio para a Campanha. Em seguida, são disponibilizadas para adoção na casa do Papai Noel. Os Correios não entregam cartas para adoção diretamente à população em suas residências. As cartas do Papai Noel dos Correios ficam disponíveis apenas nos locais indicados pela empresa.