Cotidiano

Estudantes da UFRR protestam em mais de 12 horas de ocupação

Virada visa protestar contra medidas do Governo Federal como a PEC 55 e reforma do Ensino Médio.

O Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena, junto com os cursos de Ciências Sociais, História, Letras e Psicologia da UFRR (Universidade Federal de Roraima), deu início no fim da tarde desta quinta-feira, dia 10, a Virada Ocupa Insikiran.

Conforme a diretora do Centro Acadêmico de Psicologia (CAPSI) da UFRR, Juliane Dias, a ação tem como objetivo mobilizar a comunidade acadêmica, assim como a sociedade de modo em geral, sobre os últimos atos que vem prejudicando o setor educacional no país.

“O evento foi denominado como ‘Ocupa Insikiran’, mas ele não uma ocupação de fato. É uma ação que tem hora para começar e para terminar, com a realização de várias atividades. Fora que ele dá continuidade a outras ações, já que desde o início da semana que estamos promovendo essas discussões na universidade”, destacou.

Além de atividades culturais e aulas abertas, o evento terá ainda a realização de rodas de conversas. Entre os assuntos que serão discutidos estão a PEC 55, que limita os gastos públicos com a educação e saúde; a reforma do ensino médio e o protagonismo da juventude frente às decisões do Governo Federal.

“São quatro rodas de conversas e dessas discussões será feita uma carta endereçada à sociedade de um modo em geral sobre o que vem acontecendo. É um evento direcionado não só para a comunidade acadêmica, mas também para a população em geral. A universidade costuma fechar os portões às 22 horas, mas a guarita da avenida Venezuela vai ficar aberta durante toda a madrugada, justamente para quem não poder vir antes”, destacou Juliane.

CONTINUIDADE – Após o término da virada, prevista para as 6 horas desta sexta-feira, dia 11, as ações terão continuidade com o Dia Nacional de Paralisação dos Professores. Segundo a coordenadora do CAPSI, haverá carreata pela parte da manhã e a execução da programação no horário das 12 horas, com término previsto para as 22 horas.