Esporte

Intercambistas africanos da UFRR se destacam nos JUBS 2016

A participação dos atletas resultou na criação de parceria para a realização de intercâmbio esportivo entre estudantes do Brasil e de países da África

A participação de um time de futsal formado por intercambistas africanos da Universidade Federal de Roraima (UFRR) resultou em um feito inédito no desporto universitário no país. Tudo começou com a presença da equipe na etapa estadual dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). O time não conseguiu classificação para a etapa nacional, no entanto, foram os convidados pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) para participarem da competição.

A participação dos jogadores na última etapa do JUBs, que encerra neste sábado, 12, foi considerada tão satisfatória que abriu margem para a formação de uma parceria entre a CBDU e a Federação Africana de Esportes Universitários (Fasu), para a realização de intercâmbio entre atletas brasileiros e de países da África.

“Achei incrível essa integração, são meninos de diversos países e aqui eles estão representando o continente africano. Estou muito feliz por presenciar essa participação e por poder firmar essa parceria para o intercâmbio esportivo com o Brasil, por meio da CBDU”, afirmou o presidente da Fasu, Michael Malumbete.

Magloire Kuyndama Abiss, 22, está em Roraima há quase 03 anos. Ele é da República Democrática do Congo e estuda Engenharia Civil na UFRR. Ele afirmou que participar dos JUBs foi a melhor experiência que ele teve no Brasil.

“Fico feliz por tudo o que aconteceu aqui em Cuiabá, foi uma experiência incrível. Quero muito estar na competição no ano que vem para poder conhecer e receber meus companheiros de continente e poder ajudá-los por aqui. Parabenizo e agradeço a CBDU pelo convite, conheci gente do Brasil inteiro e isso me deixou ainda mais apaixonado por este país”, disse.

A presidente da Federação Universitária de Esporte de Roraima (Fuer) e também diretora do Departamento de Igualdade de Gênero da Fisu América, Elaine Morelatto, destacou a importância do intercâmbio, ressaltando que esse tipo de trabalho que já é feito no Estado.

“Nós achamos muito interessante quando os meninos se inscreveram para participar da etapa estadual dos Jogos. Logo entrei em contato com o presidente da CBDU, Luciano Cabral, para falar de uma possível participação deles na etapa nacional. Fiquei muito feliz e honrada pela oportunidade que nos foi dada e agora mais ainda por saber que a participação deles deu início a um novo processo tão interessante, que só vai engrandecer ainda mais o evento”, ressaltou.

Elaine destacou também que os próximos passos das entidades é ampliar os trabalhos de incentivo com os intercambistas africanos, para que os mesmos continuem participando das competições. “Eles são muito focados e mostraram que não vieram para Cuiabá passear. A Fuer vai continuar apoiando e acompanhando o trabalho deles em Roraima”, finalizou.

Com informações da Federação Universitária de Esporte de Roraima (Fuer).