Polícia

Preso é morto e esquartejado em briga entre integrantes do PCC

Barbárie foi cometida depois de uma briga entre presos na ala 14 da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo

Uma confusão entre detentos de facções rivais dentro da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), na noite desta terça-feira,  15, terminou com uma morte bárbara. O preso assassinado foi Tony Carvalho Nery, de 35 anos, que teve o corpo esquartejado, com a cabeça, pernas e braços colocados dentro de sacolas plásticas, depois de uma briga que aconteceu na ala 14 daquela unidade prisional.

A direção da unidade suspeita que a morte tenha sido causada por arma branca artesanal, porém, nenhum objeto foi encontrado. A suspeita é que o motivo da morte tenha sido um desentendimento entre o detento e membros da facção conhecida como PCC (Primeiro Comando da Capital), a qual ele pertencia. Contudo, o caso está sendo apurado pela Polícia Civil do Estado.

Tony foi recapturado no dia 30 de outubro por policiais do 2º Distrito Policial e foi recolhido à Pamc há aproximadamente 15 dias. Ele estava sendo investigado desde julho deste ano, quando deixou de comparecer aos pernoites no Centro de Progressão de Pena (CPP), no bairro Asa Branca, zona Oeste, e é suspeito de ter praticado diversos assaltos a residências e espancado as vítimas. Ele também teria envolvimento na tentativa de homicídio que ocorreu em frente a Casa do Albergado em agosto. Após a recaptura, Nery regrediu de regime e retornou para a prisão.

A Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc) ressaltou que o caso ocorreu em horário próximo das 22h20 da terça-feira e destacou que de imediato a direção da unidade acionou o Instituto Médico Legal (IML) de Roraima, que fez a remoção do cadáver e dos membros para perícia e posterior emissão do laudo cadavérico.

A Sejuc informou que acionou o Serviço de Assistência Social da unidade para notificar a família do preso sobre a ocorrência. O caso está sendo investigado com o intuito de chegar aos autores do homicídio. (J.B)